Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSaft, Alinept_BR
dc.contributor.authorDa Dalt, Silvanapt_BR
dc.contributor.authorGarcez, Mônica Reginapt_BR
dc.contributor.authorLiao, Tarlizpt_BR
dc.date.accessioned2024-01-12T03:29:07Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2764-4987pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270906pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta o card game Fisicard, um jogo (recurso/ferramenta didática) desenvolvido para uma aprendizagem significativa de conteúdos de eletricidade e eletromagnetismo destinado a estudantes do ensino médio. O card game é produto educacional resultante de uma dissertação de mestrado profissional em Ensino de Física. O jogo foi pensado a fim de motivar nos estudantes à compreensão daqueles conceitos e relacioná-los a fenômenos observados no cotidiano, estimulando assim a consciência da importância da física no dia a dia enquanto ciência para o desenvolvimento da humanidade. Este foi desenvolvido para ser utilizado inicialmente com estudantes de uma escola pública estadual localizada no Litoral Norte Gaúcho. Para o mapeamento do aprendizado foram utilizadas questões de conhecimentos prévios e, as mesmas em ordem aleatória, também verificadas após a aplicação do card game, como base para verificação posterior de apropriação de conhecimento. A avaliação do produto educacional ocorreu por meio de um questionário respondido após a aplicação do Fisicard.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the Fisicard card game, a game (resource/didactic tool) developed for meaningful learning of electricity and electromagnetism content for high school students. The card game is an educational product resulting from a professional master's thesis in Physics Teaching. The game was designed to motivate students to understand those concepts and relate them to phenomena observed in everyday life, thus stimulating awareness of the importance of physics in everyday life as a science for the development of humanity. This was developed to be used initially with students from a state public school located on the North Coast of Rio Grande do Sul. Prior knowledge questions were used for mapping learning and, in random order, also verified after applying the card game, as a basis for later verification of knowledge appropriation. The evaluation of the educational product occurred through a training session answered after the application of the Fisicard.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREMICI (Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica) [recurso eletrônico]. [Rio de Janeiro]. Vol. 2, n. 6 (2023), 15 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFísica : Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching physicsen
dc.subjectElectricityen
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectElectromagnetismen
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectEducational Gamesen
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectFisicarden
dc.titleFisicard : um recurso didático para o ensino de eletricidade e eletromagnetismopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001174460pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples