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dc.contributor.authorStockmanns, Robertapt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-26T04:47:22Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0102-6267pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271161pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista as interfaces entre educação especial e inclusiva e a aquisição da linguagem mediada pela literatura infantil, apresentamos um livro infantil inclusivo como instrumento de mediação para a aquisiçãoe o desenvolvimento da linguagem de crianças com deficiência, as quais pouco têmacesso a esse potente recurso. Partimos de uma vertente qualitativa, de cunho experimental de um estudo mais amplo sobre livros infantis inclusivos como recurso pedagógico no processo de letramento de crianças com deficiência visual. Neste artigo, investigamos as especificações técnicas de layoute de escrita necessárias para um livro infantil ser considerado inclusivo e desenvolvemos um livro seguindo esses critérios. Participaram da pesquisa duas crianças com deficiência visual, as quais tiveram encontros de leitura mediados por três livros inclusivos confeccionados artesanalmente eque serviram de modelo para o desenvolvimento de um quarto livro, esse ilustrado, impresso e editado em uma tiragem de 1.000 exemplares. Os resultados indicam que, se um livro infantil for desenvolvido seguindo as especificações técnicas adequadas, torna-se acessível a um número maior de crianças, não apenas àquelas com deficiência visual, como também àquelas com autismo e deficiência intelectual.pt_BR
dc.description.abstractIn view of the interfaces between special and inclusive education and the acquisition of language mediated by children's literature, we present an inclusive children's book as a mediation tool for the acquisition of language by children with disabilities, who have little access to this powerful resource. We start from a qualitative, experimental aspect of a broader study on inclusive children's books as a pedagogical resourcein the literacy process of children with visual impairment. In this article, we investigate the technical specifications of layout and writing necessary for a children's book to be considered inclusive and develop a book following these criteria. Two children with visual impairment participated in the research, who had reading meetings mediated by three inclusive books made by hand and which served as a model for the development of a fourth book, this one illustrated, printed and edited in a print run of 1,000 copies. The results indicate that if a children's book is developed following the appropriate technical specifications, it becomes accessible to a greater number of children, not only those with visual impairment, but also those with autism and intellectual disabilities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 38, n. 76 (jul./dez. 2023), p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLanguage acquisitionen
dc.subjectCrianças com deficiênciapt_BR
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectAquisição de línguapt_BR
dc.subjectChildren's literatureen
dc.titleLivro infantil inclusivo como instrumento de mediação para a aquisição da linguagem de crianças com deficiênciapt_BR
dc.title.alternativeInclusive children's book as a mediation tool for language acquisition of children with disabilities en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001193996pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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