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dc.contributor.advisorLuce, Maria Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorBortoli, Maria Conceiçãopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-30T04:41:35Zpt_BR
dc.date.issued1984pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271196pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho constitui o relatório da investigação que teve como objetivo constatar a realidade do ensino de 2º grau noturno que diz respeito à sua adequação ou não às características, necessidades e aspirações de seu aluno, visando oferecer aos órgãos responsáveis pelo Sistema de Ensino e aos profissionais que desempenham suas funções nesse tipo de escola, elementos para o planejamento de um processo educacional mais efetivo. Integram este estudo, uma revisão de literatura, bastante restrita no que se refere ao problema específico, ou seja, ensino noturno de 2º grau, uma análise de dados secundários colhidos junto à Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e uma pesquisa de campo, realizada através de amostragem de dez escolas de Porto Alegre. Da pesquisa de campo participaram 305 respondentes, integrantes de três tipos distintos: alunos (262), professores (33) e diretores (10) de escolas com 2º grau noturno. O principal instrumento utilizado para a coleta de dados foi de tipo questionário, elaborado, testado e aplicado pela investigadora, para cada um dos três tipos de respondentes acima especificados, abrangendo os segmentos mais significativos da dinâmica escolar. Importantes dados foram também obtidos através de entrevistas, observações e depoimentos de alunos, professores e diretores.A análise feita a partir dos dados levantados, permite extrapolar os objetivos deste estudo e vislumbrar a necessidade de se desencadear uma série de outros estudos e providências que levam alternativas de solução para os problemas evidenciados ou implícitos, o que concorrerá, sem dúvida, para o aperfeiçoamento, não só de 2º grau noturno, mas dos diversos níveis e modalidades de ensino. Os resultados a que se chegou indicam a necessidade de adequar o ensino de 2º grau noturno ao seu aluno, uma vez que o que está sendo oferecido não corresponde ao que ele espera e precisa, para desenvolver-se como pessoa e como profissional. Credita-se mais valor curricular aos aspectos legais que aos alunos. Esses não encontram na escola de 2º grau noturno, nem uma educação geral, sólida, que lhes permita disputar uma vaga no concurso vestibular, aspiração da grande maioria, nem a instrumentalização para seu desempenho profissional, pois busca com o estudo um meio de promoção social. As habilidades de ensino de 2º grau, oferecidas à noite, não são adequadas aos interesses dos alunos e sim condicionadas às circunstâncias físicas, materiais, financeiras e dos recursos humanos disponíveis. O aluno seleciona a escola que deseja frequentar, muito mais pela sua localização do que pelas habilitações que a mesma oferece. A estrutura organizacional da escola nesse turno, igualmente, deixa muito a desejar, oferecendo parcialmente os serviços e instituições que a escola dispõe, pela carência de professores e especialistas, disponíveis a atuar no noturno. As classes são numerosas e heterogêneas. A heterogeneidade é consequência das características diversificadas dos alunos que frequentam o noturno. A metodologia de ensino restringe-se, de um modo geral, a aulas expositivas, com um professor cansado para alunos cansados. Em decorrência disso e aliado a outros fatores, de origens diversas, tais como falta de pré-requisitos, a impontualidade e frequência, o rendimento escolar é baixo. Percebe-se ainda um preconceito generalizado com relação ao ensino noturno, que gera de parte de todos, professores, especialistas e do próprio aluno, a descrença nos resultados que podem ser alcançados. Este trabalho apresenta em seu final, além de uma série de conclusões, recomendações que podem oportunizar ao aluno de 2º grau, noturno especialmente, foco central deste estudo, um ensino mais adequado à sua realidade.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation studied evening secondary schools in Porto Alegre, Brazil. It sought to evaluate the adequacy of school programs and facilities to the characteristics, needs, and aspirations of students. The aim was to provide information and to discuss ideias important for planning a more effective educational process. This study encompasses a specific literature review emphasizing the secondary evening classes, an analysis of secondary data gathered by the State Department of Education and Culture of Rio Grande do Sul, and a survey of ten schools. In the survey participated 305 respondents: students (262), teachers (33), and principals (10) of those secondary evening schools. The main instrument utilized for the data collection were questionnaires developed, tested and applied by the researcher. There was a different form for each kind of the above mentioned respondents. Important data was also obtained through interviews, observations, and statements of students, teachers and directors. From the data analysis, conclusions and recommendations were drawn. The need for further studies and evaluation of alternative courses of action was also stressed. The results show the necessity to adapt the secondary evening school to the students’ needs and expectations, because what is offered in no way answers to what the student demands as a person and as a professional to be. The curriculum should value the students more than legal aspects. Students do not attain in the secondary evening schools any solid, general education, which permits them to qualify for university entrance examination, an aspiration for the great majority, nor the basic requirements for their professional development. Nevertheless, they pursue secondary education as a means to social promotion. The curriculum emphases offered in the secondary evening classes are not fitted to the students’ concerns and but derive from the physical, material, financial that human resources available at the school. Students choose which school they intend to attend, based more on its localization than on the curriculum opportunities offered by a specific school. Also, the evening school’s organization structure is far from being satisfactory, offering only few of the school services available. This is due to the lack of teachers and specialists available in the evening period. The classes are large and heterogeneous. The heterogeneity is a consequence of the students’ varying characteristics. The teaching methodology is restricted, in a general manner, to lectures, with a tired teacher for tired students. Deriving from this and associated to several other factors such as lack of background, absenteeism, and late arrivals in school, the students' performance is low. Still, one can easily perceive a general prejudice about evening school, which originates further disbelief from specialists and from the students themselves. This study presents, in its final part, a set of conclusions and recommendations which were drawn with the intention of developing a better evening secondary school system, focused on the students adequate to their reality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino noturnopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalizantept_BR
dc.subjectEnsino de segundo graupt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleEnsino de 2º grau noturno : o aluno e a escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000161924pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1984pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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