Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFischer, Maria Cecilia Buenopt_BR
dc.contributor.authorFontanella, Gustavo Goetzpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-22T05:01:20Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272120pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar a importância da inserção da História da Matemática no ensino da Matemática, que pode interferir diretamente ou indiretamente no aprendizado do aluno, buscando assim, um olhar do mesmo. E, pretende responder a seguinte pergunta: Quais os benefícios da inserção da História da Matemática no ensino da Matemática? Considerando que a história pode exercer o importante papel de aproximar o aluno da matemática, possibilitando mostrar a construção do conhecimento de forma mais dinâmica, não linear, foi feita uma pesquisa com alunos de três turmas, pela proposição de um questionário. Com base em alguns estudos que discutem o papel da História da Matemática nas aulas de matemática, foram analisadas as respostas dos alunos, bem como o envolvimento das turmas nas atividades realizadas. Como resultados das análises feitas, é possível observar que a História da Matemática pode contribuir para a aprendizagem da Matemática. Entre outros fatores, concluímos que, na visão dos alunos, o papel do professor é fundamental na orientação de atividades aos alunos, para os motivarem e darem mais sentido à Matemática que estão aprendendo.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to present the importance of the insertion of the History of Mathematics in the teaching of Mathematics, which can interfere directly or indirectly in the learning of the student, thus seeking a look of it. And, it intends to answer the following question: What are the benefits of the insertion of the History of Mathematics in the teaching of Mathematics? Considering that history can play the important role of bringing the student closer to mathematics, making it possible to show the construction of knowledge in a more dynamic, non-linear way, a research was done with students from three classes, by proposing a questionnaire. Based on some studies that discuss the role of History of Mathematics in mathematics classes, the students' responses were analyzed, as well as the involvement of the classes in the activities performed. As a result of the analyzes made, it is possible to observe that the History of Mathematics can contribute to the learning of Mathematics. Among other factors, we conclude that, in the view of the students, the role of the teacher is fundamental in guiding activities to the students, to motivate them and to make more sense to the Mathematics that they are learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of mathematicsen
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino da matematicapt_BR
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleA importância da história da matemática em sala de aula na visão dos alunospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001079464pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples