Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Ana Paula Santos dept_BR
dc.contributor.authorAlfonso, Elizabeth Murielpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-22T05:01:27Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272130pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata sobre o assunto Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Básica, especialmente, analisando o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem PhET-Colorado e LabVIRT, no Ensino de Química, pelos professores na Educação Básica. Ela serviu como base para o entendimento sobre o uso desses Ambientes Virtuais de Aprendizagem, bem como, as estratégias que estão sendo aplicadas. Para tal foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura conforme o autor Sampaio et al. (2007), e, posteriormente uma análise descritiva dos dados segundo a autora Vergara (2000). Deste modo, a pesquisa buscou responder a seguinte pergunta:Quais são os cenários de utilização de dois Ambiente Virtual de Aprendizagem por professores de Química na Educação Básica, e como podemos fornecer materiais didáticos de apoio aos docentes? Desta maneira, é apresentado inicialmente, um manuscrito abrangendo uma Revisão Sistemática da Literatura, com o limite temporal de 10 anos, compreendendo os anos de 2012 a 2022 sobre a temática. Um segundo manuscrito, onde foram analisadas as estratégias utilizadas pelos professores para a aplicação do Ambiente Virtual de Aprendizagem PhET-Colorado em sala de aula. Na última etapa, foram elaborados dois guias didáticos para utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem pelos professores, tendo como intuito, fornecer um material didático para auxiliar e ser utilizado nas aulas práticas. Foi possível verificar que os professores estão utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem na educação, buscando novas ferramentas, estratégias e recursos didáticos, para tornar o Ensino de Química menos complicada para os alunos, buscando aliar a teoria com a prática. Além disso, percebe-se um forte potencial do uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, PhET-Colorado e LabVIRT, no Ensino de Química, de forma que esse conteúdo tenha uma visualização pelos alunos através das simulações. Os trabalhos analisados apontam, também, que esses Ambientes Virtuais de Aprendizagem, são bem aceitos pelos alunos e despertam o interesse deles pelo conteúdo de Química.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with the subject of Virtual Learning Environments in Basic Education, especially analyzing the use of PhET-Colorado and LabVIRT Virtual Learning Environments in Chemistry Teaching by teachers in Basic Education. It served as a basis for understanding the use of these Virtual Learning Environments, as well as the strategies that are being applied. To this end, a Systematic Literature Review was carried out according to the author Sampaio et al. (2007), and subsequently a descriptive analysis of the data according to the acthor Vergara (2000). In this way, the research sought to answer the following question: What are the scenarios of use of two Virtual Learning Environments by Chemistry teachers in Basic Education, and how can we provide teaching materials to support teachers? In this way, a manuscript covering a Systematic Literature Review is initially presented, with a time limit of 10 years, covering the years 2012 to 2022 on the topic. A second manuscript, which analyzed the strategies used by teachers to apply the PhET-Colorado Virtual Learning Environment in the classroom. In the last stage, two teaching guides were prepared for the use of Virtual Learning Environments by teachers, with the aim of providing teaching material to assist and be used in practical classes. It was possible to verify that teachers are using the Virtual Learning Environment in education, looking for new tools, strategies and teaching resources, to make Chemistry Teaching less complicated for students, seeking to combine theory with practice. Furthermore, there is a strong potential for using Virtual Learning Environments, PhET-Colorado and LabVIRT, in Chemistry Teaching, so that this content can be viewed by students through simulations. The works analyzed also indicate that these Virtual Learning Environments are well accepted by students and spark their interest in Chemistry content.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual learning environmenten
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectPhET- Coloradoen
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectLabVIRTen
dc.titleO uso do ambiente virtual de aprendizagem PhET-Colorado e LabVIRT para o processo de ensino na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001196724pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples