Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAquino, Vanessa Barrozo Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorMattia, Gabriela Meneghel Collapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T04:58:13Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272430pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Museologia divulga os resultados de um estudo de avaliação acerca das ações educativas do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), que aconteceram no Instagram em 2021. A pesquisa analisou o contexto de fundação da instituição e seus primeiros passos no âmbito da educação em museus, apresentando um panorama dessas ações e suas transformações ao longo do tempo, até a caracterização do atual Núcleo Educativo e de Programa Público. Como foco de estudo, investigou-se a soma das ações educativas que foram realizadas na mídia social Instagram no período delimitado, bem como o engajamento do público a partir de métricas da plataforma, identificou os tipos de comentários e os formatos das publicações. Para o embasamento teórico utilizou os conceitos de estudo de avaliação (Cury, 2005) e estudo de públicos (Eidelman, Roustan, Goldstein, 2014); assim como ciberespaço (Lévy, 2010 [1997]). Estes foram necessários para compreender e refletir sobre a atuação do MARGS no segundo ano de pandemia de COVID-19, que exigiu maior presença online por conta dos protocolos sanitários, ainda que em maio deste ano o acesso presencial tenha sido retomado paulatinamente. Como metodologia, o trabalho foi alicerçado na análise bibliográfica e documental acerca do objeto de estudo, seu setor educativo e atividades propostas no Instagram, foi feito um levantamento de dados das métricas da plataforma e aplicação de questionário estruturado respondido via Google Forms por servidoras e estagiárias que atuaram junto ao Núcleo no período estudado. A pesquisa destaca a relevância das proposições e do trabalho necessário para adaptação para o meio online e para concepção de ações nato digitais refletindo sobre a eficácia do Instagram para a realização de proposições dialógicas de educação em museus. O trabalho lança luz ao fato de que as ações educativas propostas pelo Núcleo Educativo foram significativas para a dinamização do conteúdo disponibilizado pelo MARGS durante o segundo ano de pandemia e ampliação do alcance geográfico de suas ações. Reitera, no entanto, que as trocas e práticas presenciais são essenciais para a realização de uma proposta efetiva no âmbito da arte educação em museus, que as ações online complementam e somam informações aos públicos do museu e que a plataforma Instagram pode proporcionar diferentes movimentos interativos, mas possui diversas limitações para a realização de ações educativas online.pt_BR
dc.description.abstractThis Bachelor's Degree in Museology Completion Work discloses the results of an evaluation study over the State Art Museum of Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) educational activities that took place in Instagram throughout the year of 2021. This research analyzed the institution’s foundation context and its first steps towards museum education; reviewing its activities and its transformations over time, until the present configuration of the Education and Public Program Department. It investigates how many online educational activities were made on Instagram in that year, how was the public engagement (analysing instagram's metrics), identifies types of comments and the content’s forms. The theoretical basis consists of evaluation studies (Cury, 2005) and public studies (Eidelman, Roustan, Goldstein, 2014); and Pierre Lévy concept of cyberspace (2010 [1997]). These were necessary to understand and reflect on the performance of MARGS in the second year of the COVID-19 pandemic, which required a greater online presence due to health and sanitary protocols, although in May of this year face-to-face access was gradually resumed. The applied methodology was based on a bibliographical and documental analysis about MARGS, its educational sector and activities proposed on Instagram, a data collection was carried out on the platform's metrics and a structured questionnaire was applied, answered via Google Forms by servers and interns of the Nucleus in the period studied. The research highlights the relevance of the propositions and the work needed to adapt to the online medium and to design digital-born actions, reflecting on the effectiveness of Instagram to carry out dialogical propositions of education in museums. The work sheds light on the fact that the educational actions proposed by the Educational Department were significant for boosting the content made available by MARGS during the second year of the pandemic and expanding the geographical reach of its actions. It reiterates, however, that face-to-face exchanges and practices are essential for carrying out an effective proposal within the scope of art education in museums, that online actions complement and add information to the museum’s audiences and that the Instagram platform can provide different interactive movements, but it has several limitations for carrying out educational activities online.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAção educativapt_BR
dc.subjectEvaluation studiesen
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectMuseum Educationen
dc.subjectInstagram (Site)pt_BR
dc.subjectOnline Educational Activitiesen
dc.subjectState Art Museum of Rio Grande do Sul (MARGS)en
dc.subjectInstagramen
dc.titleO MARGS no Instagram : um estudo de avaliação sobre ações educativas online (2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194836pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples