Show simple item record

dc.contributor.advisorPavão, Caterina Marta Groposopt_BR
dc.contributor.authorVieira, Elisa Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T04:58:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272436pt_BR
dc.description.abstractA biblioteca escolar é parte integrante da educação dos alunos e formação de leitores, atuando desde o apoio educacional até o incentivo à leitura de formas estimulantes para os alunos. Este trabalho tem por objetivo investigar como ocorre a atuação do bibliotecário no processo de incentivo à leitura, no âmbito das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando como metodologia entrevistas semi estruturadas com três bibliotecárias atuantes em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre. Os resultados desta pesquisa mostram que todas as bibliotecárias participam efetivamente das ações de incentivo à leitura que ocorrem nas escolas em que atuam e buscam promover momentos diversos de promoção da leitura visando aproximar os alunos da biblioteca escolar. Os resultados da pesquisa permitiram compreender como os bibliotecários das escolas escolhidas estão atuando para mediar e incentivar a leitura e o contato com a biblioteca. Espera-se, através deste estudo, ampliar as discussões e pesquisas a respeito da biblioteca escolar como agente de educação e, também, que outros bibliotecários possam se inspirar no trabalho realizado pelas bibliotecárias entrevistadas. Conclui-se que a biblioteca escolar atua sempre buscando melhorar seus serviços e aproximar-se da comunidade escolar. Os bibliotecários escolares devem ser reconhecidos por seu papel na educação de novos leitores e buscar sempre melhorias nos serviços da biblioteca, a fim de torná-la atrativa aos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThe school library is an integral part of student education and reader training, acting from educational support to encouraging reading in stimulating ways for students. This work aims to investigate how the librarian's role occurs in the process of encouraging reading, within the scope of school libraries in the private teaching network of Porto Alegre. For this, exploratory research was carried out, using as a methodology semi-structured interviews with three librarians working in libraries of private schools in Porto Alegre. The results of this research show that all librarians effectively participate in actions to encourage reading that take place in the schools where they work and seek to promote different moments of reading promotion in order to bring students closer to the school library. The research results allowed us to understand how the librarians of the chosen schools are acting to mediate and encourage reading and contact with the library. It is hoped, through this study, to expand discussions and research regarding the school library as an agent of education, and that other librarians may be inspired by the work carried out by the librarians interviewed. It is concluded that the school library is always looking to improve its services and approach the school community. School librarians should be recognized for their role in educating new readers and always look for improvements in library services in order to make it attractive to students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectReading mediationen
dc.subjectSuccessful initiativesen
dc.titleO bibliotecário e as práticas de incentivo à leitura : um estudo sobre as ações das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coEstabel, Lizandra Brasilpt_BR
dc.identifier.nrb001194315pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record