Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPlotegher, Ândrea Traginopt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Aline Brittopt_BR
dc.contributor.authorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-07T05:02:05Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2175-8042pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273002pt_BR
dc.description.abstractEste texto objetiva dialogar com as escolhas teórico-metodológicas de duas pesquisadoras ao longo da formação inicial em Educação Física e na pós-graduação stricto sensuna mesma área, realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Para tanto, elas recorrem às narrativas de formação para propor reflexões sobre desafios e potencialidades acerca das opções eleitas durante os trabalhos realizados. Como fonte, foram mobilizados diários de campo, memoriais de formação e dissertações elaboradas no período das investigações. Comoimplicações dessas escolhas, encontram-se os seguintes aspectos: enquanto prática de formação utilizada em cursos de formação profissional, foi possível perceber lacunas, dificuldades e receios inscritos no momento de reflexão e escrita da própria história; já como prática de investigação, o método (auto)biográfico pode colaborar com a compreensão de trajetórias docentes, bem como com a produção de reflexões sobre como as/os docentes têm chegado e permanecido na profissão.pt_BR
dc.description.abstractThis text aims to dialogue with the theoretical-methodological choices of two researchers during their initial education in Physical Education and in the stricto sensu postgraduate course in the same area, carried out at the Federal University of Espírito Santo (UFES). To this end, they resort to formation narratives to propose reflections on challenges and potentialities regarding the options chosen during the work carried out. As a source, field diaries, formation memorials and dissertations prepared during the investigation period were mobilized. As implications of these choices, there are the following aspects: formation practice used in professional education courses, it was possible to perceive gaps, difficulties and fears inscribed in the moment of reflection and writing of one's own history; as a research practice, the (auto)biographical method can collaborate with the understanding of teaching trajectories, as well as the production of reflections on how teachers have arrived and remained in the profession.en
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo dialogar con opciones teórico-metodológicas de dos investigadoras durante su formación inicial en Educación Física y en el posgrado stricto sensu en la misma área, desarrollados en la Universidad Federal de Espírito Santo (UFES). Para ello, recurren a narrativas formativas para proponer reflexiones sobre desafíos y potencialidades en torno a las opciones escogidas durante el trabajo realizado. Como fuente se movilizaron diarios de campo, memoriales de formación y disertaciones elaboradas durante el período de investigación. Como implicaciones de estas elecciones, encuentran siguientes aspectos: como práctica formativa utilizada en los cursos de formación profesional, ha sido posible percibir vacíos, dificultades y miedos inscritos en el momento de reflexión y escritura de la propia historia; como práctica de investigación, el método (auto)biográfico puede colaborar con la comprensión de las trayectorias docentes, así como con la producción de reflexiones sobre cómo profesores han llegado y permanecido en la profesión.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMotrivivência. Florianópolis. Vol. 35, n. 66 (2023), p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subject(Auto)biographical researchen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectFormation narrativesen
dc.subjectReturn to schoolen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectInvestigación (auto)biográficaes
dc.subjectNarrativas de formaciónes
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectEducación físicaes
dc.titleA docência em Educação Física em tela : usos dos métodos (auto)biográficos em processos de investigação e formaçãopt_BR
dc.title.alternativeTeaching in Physical Education on screen : uses of (auto)biographical methods in research and education processesen
dc.title.alternativeDestacando la docencia en Educación Física : usos de los métodos (auto)biográficos en procesos de investigación y formaciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001172945pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples