Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Teniza dapt_BR
dc.contributor.authorWolff Filho, Carlos Augustopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T05:00:58Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273590pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investigou os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de videogames na plataforma Twitch.tv. A plataforma é identificada não apenas como um canal de entretenimento, mas também como um espaço significativo para interação social. Através da realização de pesquisa qualitativa e quantitativa, buscou-se compreender as motivações, preferências e padrões de engajamento dos espectadores. Os dados revelam uma tendência dos usuários em priorizar transmissões de indivíduos próximos, e reconhecem a ideia da Twitch como um "terceiro lugar" de socialização. Fatores como a qualidade do conteúdo, carisma do streamer e a coesão da comunidade mostraram-se determinantes para o engajamento do público. Além disso, identificou-se que o apoio financeiro aos streamers, além de ser uma ferramenta de interação, é visto como uma forma de gratidão pelo conteúdo proporcionado. Este estudo sugere uma dinâmica simbiótica na Twitch, onde a produção e o consumo de conteúdo são intrinsecamente ligados, sublinhando, para criadores de conteúdo, a importância de construir relações autênticas e promover um ambiente de interações positivas nas suas comunidades.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigated the consumption habits, preferences and motivations of Brazilian users of video game channels on the Twitch.tv platform. The platform is recognized not only as an entertainment channel but also as a significant space for social interaction. Through both qualitative and quantitative research, the study aimed to understand the motivations, preferences, and engagement patterns of viewers. The data revealed a user tendency to prioritize streams from acquaintances, and validated the idea of Twitch as a "third place" for socialization. Factors such as content quality, streamer charisma, and community cohesion were found to be crucial for audience engagement. Furthermore, financial support for streamers, in addition to being an interaction tool, is seen as a form of gratitude for the content provided. This study suggests a symbiotic dynamic on Twitch, where content production and consumption are intrinsically linked, underscoring the importance of content creators forging authentic relationships and promoting positive interaction within their communities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectComunidades virtuaispt_BR
dc.subjectLivestreamingen
dc.subjectPlataforma digitalpt_BR
dc.subjectVideogamesen
dc.subjectVirtual communitiesen
dc.subjectTelevisão por assinaturapt_BR
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectTwitch.tven
dc.subjectEngajamento do consumidorpt_BR
dc.titleExplorando os hábitos, preferências e motivações de consumo de usuários brasileiros de canais de livestreaming de videogames na plataforma Twitch.TVpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194004pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples