Promoção da compreensão leitora e do bem estar de crianças e adolescentes na oncologia pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre: um estudo de caso através da aplicação do Programa Leitura e Encantamento
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A leitura de textos narrativos, motivada pelas emoções, provoca a vivência de estados de bem estar, além do desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Para que estes benefícios sejam adquiridos através da leitura, é necessário que esta seja feita de forma compreensiva. O principal objetivo deste estudo de caso é verificar a viabilidade e os resultados obtidos a partir da aplicação do Programa Leitura e Encantamento (LE) com um paciente da oncologia pediátrica do Hospital de Clínicas ...
A leitura de textos narrativos, motivada pelas emoções, provoca a vivência de estados de bem estar, além do desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Para que estes benefícios sejam adquiridos através da leitura, é necessário que esta seja feita de forma compreensiva. O principal objetivo deste estudo de caso é verificar a viabilidade e os resultados obtidos a partir da aplicação do Programa Leitura e Encantamento (LE) com um paciente da oncologia pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a verificação de seu impacto sobre as habilidades de leitura e o bem estar da criança. Antes e depois da aplicação do Programa LE, foi realizada uma entrevista e aplicação de dois instrumentos de avaliação padronizados das competências leitoras. A comparação dos resultados do pré e do pós-teste demonstra a significativa evolução das habilidades de compreensão de leitura do paciente após a aplicação do Programa LE, assegurando os efeitos da biblioterapia e reforçando a necessidade de intervenções sistematizadas, no ambiente hospitalar, relacionadas à leitura. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License