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dc.contributor.advisorMiguel, Letícia Fleck Fadelpt_BR
dc.contributor.authorChagas, Lucas Flach Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2024-03-26T05:50:47Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274149pt_BR
dc.description.abstractUm dos principais fatores de risco à saúde de motoristas de transporte público é a perda auditiva devido à exposição excessiva a ruídos externos. Desta forma, o presente trabalho consiste em medir o nível de pressão sonora e dose diária referente à jornada de trabalho a que motoristas do transporte público estão submetidos, além de utilizar-se da norma brasileira NHO-01 para comparar os valores requeridos com os encontrados. A metodologia de coleta de dados utilizada foi a medição de campo através da utilização de um dosímetro. Seis ônibus e quatro trens de diferentes linhas e modelos foram analisados em operação normal, com medições realizadas próximo ao trabalhador, de modo a reproduzir da forma mais fiel possível a situação a que está submetido. Após as medições, o tratamento dos dados e posterior comparação com as exigências da norma foram realizados, os resultados mostraram que os níveis de ruído que operadores de ônibus e trem estão submetidos se encontram abaixo do estabelecido pela norma NHO-01 para uma jornada de trabalho de 8 horas. Assim, todos os veículos estão em conformidade com a norma. Apenas um dos veículos analisados apresentou níveis de ruído levemente acima do nível de ação, sendo necessária a adoção de medidas preventivas para evitar o aumento do ruído.pt_BR
dc.description.abstractOne of the main health risk factors for public transportation drivers is hearing loss due to excessive exposure to external noise. The aim of this study was to measure the sound pressure level and daily dose for the working day to which public transportation drivers are subjected, and to use the Brazilian standard NHO-01 to compare the required values with those found. The data collection methodology used was field measurement using a dosimeter. Six buses and four trains from different lines and models were analyzed in normal operation, with measurements taken close to the worker, in order to reproduce as accurately as possible the situation to which they are subjected. After the measurements, data processing and subsequent comparison with the requirements of the standard have been made, the results showed that the noise levels to which bus and train operators are subjected are below those established by the NHO-01 standard for an 8-hour working day. Thus, all the vehicles comply with the standard. Only one of the vehicles analyzed had noise levels slightly above the action level, requiring the adoption of preventive measures to avoid an increase in noise.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic transportationen
dc.subjectRuído : Mediçãopt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectNoiseen
dc.subjectSound pressure levelen
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectNHO-01en
dc.titleAvaliação do nível de pressão sonora no transporte público de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001197622pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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