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dc.contributor.advisorHeineck, Karla Salvagnipt_BR
dc.contributor.authorCosta Júnior, Éverson Rodrigues Mesiarapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-10T06:34:24Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274492pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discorre sobre a aplicação de drone na engenharia civil, utilizando drone e software de fotogrametria para realizar um estudo de caso por meio de aerolevantamento do talude que rompeu em junho de 2023 na BR 116, Km 181 em Nova Petrópolis-RS após fortes chuvas atingirem a região. O sobrevoo foi realizado no dia 19 de agosto de 2023 com o drone DJI MINI 3, com a pista estava parcialmente liberada para o trânsito e o material com risco de deslizamento retirado. Para o sobrevoo, consultou-se as restrições do espaço aéreo no local e as condições climáticas do dia, além de obedecer às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Foram capturadas 842 fotos das quais 174 foram utilizadas para a fotogrametria no software Agisoft Metashape e gerados em boa qualidade os modelos de: nuvem de pontos densa, 3D, modelo digital de elevação e ortomosaico. Para verificar a qualidade dos modelos, foram comparadas as medidas entre as grades de controle no local e no modelo computacional, indicando que a média ponderada do erros entre as medidas foi de 0,32%. Após essa verificação, prosseguiu-se com o estudo do talude utilizando o ortomosaico para mensurar: a área total afetada (6.796 m²); declividade dos taludes; curvas de nível; identificação de elementos críticos conforme a NBR 11682 – Estabilidade de encostas; e análise das consequências do deslizamento para o eixo viário existente. O estudo prosseguiu com a busca de dados hidrológicos, sendo constatado um volume de chuva acumulada de 187,6 mm nas 48 horas que antecederam o rompimento, segundo dados coletados pela estação meteorológica da Agência Nacional de Águas (ANA) localizada em Nova Palmira. Pesquisou-se também o solo, utilizando dados fornecidos pelo mapa pedológico do Rio Grande do Sul produzido pelo IBGE e por ensaios de granulometria, limite de liquidez e de plasticidade, compactação, CBR e cisalhamento direto junto ao Laboratório de Geotecnologia e Mecânica dos Solos (LAGEOTEC) de uma amostra coletada no local do deslizamento. Ao fim, foi concluído que o uso de drone é uma opção prática para realizar estudo de caso de taludes, pois as informações obtidas pelas imagens e pelos modelos gerados a partir da fotogrametria possuem boa qualidade para serem utilizadas para fins de controle e projeto.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVeículo aéreo não tripuladopt_BR
dc.subjectFotogrametriapt_BR
dc.subjectEstabilidade de taludespt_BR
dc.titleAplicação de drone na engenharia civil : estudo de caso de deslizamento de taludept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001199350pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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