Show simple item record

dc.contributor.advisorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorSehaparini, Indianarapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-16T06:36:31Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274779pt_BR
dc.description.abstractO uso de redes sociais virtuais tem se tornado mais presente no trabalho contemporâneo, incluindo os profissionais da psicologia. Apesar do cenário virtual ser propício para a identificação de diferentes perspectivas de trabalho, a adoção e aceitação das redes sociais na atuação profissional dos psicólogos ainda é incipiente. A partir disso, a presente dissertação de mestrado foi composta por um estudo que teve como objetivo analisar o impacto das redes sociais na formação das perspectivas profissionais de psicólogos nano-influenciadores. Participaram do estudo 09 psicólogos nano-influenciadores que responderam a uma entrevista. Através da análise temática, dois temas principais emergiram: a rede social como promotora da prática profissional; e desafios pessoais e profissionais no uso da rede social como ferramenta de trabalho. Os resultados apontaram que a rede social promove a divulgação profissional, auxilia na captação de clientes, no desenvolvimento da visão empreendedora dos psicólogos, promovendo também o reconhecimento do profissional. O uso de redes sociais virtuais, ainda, requer do psicólogo o planejamento para a criação do perfil profissional, já que existem desafios relacionados ao manejo da clínica e as tarefas da rede social. Limitações, implicações e oportunidades para estudos futuros também são apresentadas.pt_BR
dc.description.abstractThe use of virtual social networks is becoming more common in modern professional environments, including among psychology professionals. Although the virtual setting allows for exposure to different professional viewpoints, the integration and approval of social networks in psychologists' professional practice are still in the early stages. Therefore, this master's thesis aimed to explore how social networks influence the professional perspectives of nano-influencer psychologists. Nine nano-influencer psychologists took part in the study and shared their insights through interviews. Thematic analysis revealed two main themes: the impact of social networks on professional practice and the challenges faced when using social networks as professional tools. The study showed that social networks help with professional outreach, attracting clients, developing entrepreneurial skills, and gaining professional recognition. Psychologists using virtual social networks need to plan their professional profile carefully due to challenges related to clinic management and social network responsibilities. The dissertation also covers limitations, implications, and suggestions for future research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessional practiceen
dc.subjectPsicologia : Prática profissional : Brasilpt_BR
dc.subjectRedes sociais onlinept_BR
dc.subjectVirtual social networken
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.titleInfluências do uso de redes sociais sobre a perspectiva profissional de psicólogospt_BR
dc.title.alternativeInfluences of the use of social networks on the professional perspectives of psychologists en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001200453pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record