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dc.contributor.advisorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.contributor.authorKauling, Graziela Brunhaript_BR
dc.date.accessioned2011-05-03T06:00:00Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28780pt_BR
dc.description.abstractO design geralmente está associado ao fator estético e funcional dos produtos. Porém, desde a década de 90 este conceito tem mudado e o significado deste termo tornou-se mais abrangente. Atualmente, esta palavra associa-se a fatores estratégicos nas organizações. O objetivo da pesquisa visa estudar a inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção de Araranguá. O referencial teórico desta pesquisa mostra que nas grades curriculares das faculdades de design ainda não se enfatiza suficientemente a gestão nos cursos da área, impossibilitando que os designers desenvolvam habilidades gerenciais. Sobretudo, o presente trabalho visa analisar como as empresas de confecção de Araranguá, no Estado de Santa Catarina, inserem o design em seus processos. A análise foi realizada através de uma comparação com o Modelo de Gestão de Design apresentado pelas autoras Bruce; Cooper e Vasquez (1999) como elemento norteador desta pesquisa. O estudo de caso englobou cinco empresas desenvolvedoras de produtos de moda cuja análise dos dados qualitativos resultou em sugestões de melhorias para cada empresa estudada.pt_BR
dc.description.abstractThe design factor is usually associated with aesthetic and functional products. However, since the 90's this concept has changed and the meaning of this term has become more embrasing. Currently, this word is associated with strategic factors in organizations. The objective of the research aims to study the inclusion of design management in the process of product development companies making Araranguá. The theoretical framework of this research shows that in the curriculum of the schools of design still is not enough emphas is on management courses in this area, becoming impossible for designers to develop management skills. Above all, this reserach also aims to analyze how fashion industries in Araranguá, Santa Catarina State, use design. The analysis is performed through a comparison with the Management Model of Design presented by the authors, Bruce; Cooper e Vasquez (1999) as a guide element of this research. The case study comprised five companies that develop fashion products whose qualitative data analysis resulted in suggestions for improvements for each company studied.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFashion industryen
dc.subjectIndústria da modapt_BR
dc.subjectGestão do designpt_BR
dc.subjectDesign managementen
dc.subjectFashion designen
dc.subjectDesign de modapt_BR
dc.subjectDesign : Gerenciamentopt_BR
dc.titleEstudo da inserção da gestão do design no processo de desenvolvimento de produtos de empresas de confecção de Araranguá/SCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000772045pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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