Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEcheveste, Marcia Elisa Soarespt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Manoel Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2011-05-03T06:00:06Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28793pt_BR
dc.description.abstractNo processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços, o entendimento de quais demandas são exigidas pelo mercado conduz ao desenvolvimento de projetos com melhores soluções aos clientes. Na busca deste entendimento, técnicas estatísticas multivariadas são utilizadas como suporte para identificar e valorar os requisitos derivados destas demandas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma abordagem para aplicação de técnicas estatísticas multivariadas no processo de desenvolvimento de novos produtos (PDP). Estas técnicas podem auxiliar as empresas no gerenciamento de requisitos, contribuindo para: (i) coletar e organizar os requisitos do produto; (ii) identificar os requisitos considerados como mais relevantes; (iii) identificar os segmentos de mercado baseado nas características valoradas pelo público-alvo; (iv) verificar associações entre requisitos de um produto e determinadas características do público-alvo. Este trabalho apresenta um exemplo de aplicação contemplando o uso combinado de técnicas estatísticas tais como o método CHAID (Chi-squared Automatic Interaction Detector), análise fatorial, análise conjunta de atributos e análise de correspondência. A demonstração do emprego destas técnicas é realizada no desenvolvimento de um novo produto de limpeza doméstica produzido com características de sustentabilidade.pt_BR
dc.description.abstractThe deep understanding of market’s requirements, during the manufacturing of new products and/or services, leads to the creation of products of better configuration attend customers’ necessities. Multivariable analysis techniques can be employed to help identifying such consumer preferences. Therefore, the aim of this study is to illustrate an approach to the employment of multivariate statistical procedures on the development of new products (DNP). These techniques can assist companies in managing products’ requirements by helping them to: (i) assemble and categorize products’ requirements; (ii) identify those requirements considered more relevant among all; (iii) identify market sectors based on the aspects most valuable to consumers; (iv) check on associations between one given product and certain features of general customers. The present work illustrates the combined use of statistical techniques such as the CHAID (Chi-squared Automatic Interaction Detector), factorial analysis, conjoint analysis and correspondence analysis. The successful application of these techniques is exemplified with the development of a new domestic cleaning environmental-friendly product.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMultivariate statisticsen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectMarket researchen
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.subjectProducts designen
dc.subjectAnálise multivariadapt_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.titleEstratégias de aplicação de análise estatística multivariada no desenvolvimento de novos produtospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000770246pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples