Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFachin, Roberto Costapt_BR
dc.contributor.authorLemos, Ilsa Solka dept_BR
dc.date.accessioned2011-05-25T05:59:25Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29127pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa constitui-se num estudo exploratório sobre os fatores que distinguem as empresas bem-sucedidas do comércio varejista de Porto Alegre à luz das características das empresas visionárias, do trabalho de Collins e Porras (1995). Entrevistas em profundidade forneceram o material para a análise dos três casos estudados e as pessoas entrevistadas foram os dirigentes principais, executivos, alguns colaboradores e ex-funcionários das empresas analisadas. Estas empresas tiveram origem no Rio Grande do Sul, são as mais admiradas pelos empresários e são líderes em seu segmento. Os resultados indicaram que estas empresas, ainda que em menor grau, apresentam características comuns às empresas visionárias, mas, ao mesmo tempo, exibiram aspectos particulares relacionados às diferenças de formação étnica, cultural e social do povo brasileiro e ao movimento de entrelaçamento de mercados globais com repercussões ainda imprevisíveis para empresas varejistas brasileiras. Finalmente, proposições para investigações futuras são apresentadas no trabalho, indicando caminhos para o avanço do conhecimento relativo à área.pt_BR
dc.description.abstractThe present research is constituted of an explanatory study about the factors that distinguish the well succeeded commercial retailing companies of Porto Alegre, in the light of the characteristics of the visionary companies, according to the work of Collins and Porras (1995). Interviews in depth provided the material for the analyses of the three cases studied and the persons interviewed were the chief officers, executives, some collaborators and former employees of the companies analyzed. These companies had their origins in their businesses in Rio Grande do Sul, they are the most admired by the managers and they are leaders in their fields. The results indicated that these companies present some common characteristics with the visionary companies, although in a lesser degree, but, in the same time, showed particular aspects related to the ethnic, cultural and social differences of the Brazilian people and the globalization the economies are going through, with repercussions still impredictable for retailing companies of Brazil. Finally, propositions for future investigations are presented in this work, indicating paths toward the increase of knowledge related to this area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizacoes : Gestao : Desempenho : Comercio varejista : Porto Alegre-RSpt_BR
dc.titleAnálise dos fatores que distinguem empresas de sucesso no comércio de varejista de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000243942pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1999pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem