Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorosini, Marília Costapt_BR
dc.contributor.authorAbdala, Elisabeth Avilapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:26:15Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/3083pt_BR
dc.description.abstractFrente às transformações advindas do impacto das tecnologias na sociedade e nas organizações, bem como as novas habilidades e competências a serem adquiridas pelos profissionais no disputado mercado de trabalho atual, faz-se relevante atualizar os processos de ensino/aprendizagem, de forma a qualificar a formação profissional do egresso de ensino médio. O presente estudo tem por objetivo analisar a visão dos professores sobre as implicações da introdução dos recursos de informática nas organizações estaduais de ensino médio de Porto Alegre. Sua investigação tem como dimensão predominante uma abordagem quantitativa, de caráter exploratório sobre as percepções dos professores. Uma segunda dimensão - contextual - identifica as principais políticas educacionais para a área de informática no ensino médio. A dimensão do professor tem, por sua vez, duas subdimensões: o papel do professor frente ao processo de ensino-aprendizagem e suas percepções quanto à introdução dos recursos da tecnologia da informática no ensino médio. A base empírica desta dimensão adveio de dez escolas, selecionadas através de amostragem por cotas, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário. Na dimensão contextual, foram realizadas pesquisa documental e entrevistas junto aos ór gãos oficiais responsáveis pelas políticas de informática educacional e direções de escolas e professores. Os resultados mostram que os professores do ensino médio das escolas estaduais de Porto Alegre concordam e percebem como prioritária a introdução dos recursos da tecnologia da informática nas escolas e que, para usufruir adequadamente destes recursos, os docentes devem assumir uma nova postura frente aos métodos de ensino-aprendizagem. Esta postura vem permitir e incentivar que o discente seja o sujeito do processo de construção do seu conhecimento. Esta pesquisa também identificou diretrizes para a formação de professores subsidiando, assim, políticas públicas para a área de educação no Estado.pt_BR
dc.description.abstractFacing the changes brought about by the impact of technologies on cocieties and organizations as well as the new skills and competence required for professionals on the search for positions in the present working market, it is timely to update the teaching/learning processes so as to qualify the background of undergraduates who come back to university for further development. The present study aims at analyzing the teachers' view on the implications of the introduction of informatics in undergraduate state teaching institutions in the city of Porto Alegre, Brazil. The investigation has predominantly the dimension of a quantitative approach, of na exploratory character, to the perception of teachers. Secondly, it explores the contextual dimension to identify the main educational policies in the field of informatics acting at the undergraduated level. The former dimension is two-fold: it looks into the teachers' role within the teaching/learning process and their perceptions regarding the introduction of resources provided by informatics technologies. In the contextual dimension, documental research and interviews were carried out at official organs in charge of the policies concerning educational informatics as well as at the schools' boards of directors and teaching staffs. Results show that undergraduated teachers, in state schools of Porto Alegre, highly regard the introduction of technological resources in informatics and agree that it is a priority issue for the adequate use of which they shall take up a new attitude concerning teaching/learning methods. Such attitude will both encourage teachers and allow them to be the subject of their own knowledge constructing process. This research also identified guidelines for the formation of teachers, thus providing subsidies for public policies in the state's area of education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino medico : Recursos computacionais : Aprendizagem : Escola publica estadual : Porto Alegre - RSpt_BR
dc.titleRecursos da tecnologia da informática no ensino/aprendizagem : a visao dos professores das escolas estaduais de ensino médio de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coKlering, Luis Roquept_BR
dc.identifier.nrb000243937pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1999pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples