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dc.contributor.advisorRozados, Helen Beatriz Frotapt_BR
dc.contributor.authorCollovini, Laurenpt_BR
dc.date.accessioned2011-08-17T06:02:19Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31141pt_BR
dc.description.abstractAborda como a literatura infantil é apresentada às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs), com ênfase na limitação visual. Tem por objetivo principal verificar as oportunidades de incentivo à leitura e a situação atual do mercado editorial voltado às PNEEs, especificamente para crianças com limitação visual. Utiliza como referencial teórico os seguintes temas: a deficiência, apresentando os conceitos pertinentes ao estudo; PNEEs no contexto educacional; a leitura como responsável pelo desenvolvimento cognitivo e social da criança; as diferentes formas de leitura e de livros direcionados às PNEEs com limitação visual e os critérios de avaliação para livros infantis destinados às mesmas. O estudo é uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo. Utiliza, como instrumento de coleta de dados, a entrevista estruturada aplicada de forma virtual ou presencial. Os sujeitos do estudo são bibliotecas brasileiras que atendem a crianças com limitação visual. Os resultados da investigação mostram que este segmento, apesar de ainda possuir uma tímida produção no cenário nacional, está gradativamente adquirindo espaço nos eventos literários destinados ao público infantil. Conclui que as escolas, bem como as bibliotecas, devem disponibilizar meios (livros em Braille, audiolivros) que garantam acesso à leitura e à literatura infantil às crianças com limitação visual. Recomenda a realização de estudos com maior aprofundamento na área da literatura infantil aplicada às PNEEs com limitação visual.pt_BR
dc.description.abstractIt discusses the children’s literature focused on People with Special Educational Needs (PSEN), with emphasis on visual impairment. The main goal is to verify the opportunities to encourage reading and the current editorial market situation aimed at PSEN, specifically for children with visual impairment. It uses as theoretical context the following subjects: the deficiency, introducing the concepts relevants to the study; PSEN in the educational context; reading as responsible for child’s cognitive and social development; the different types of reading and books aimed at PSEN with visual impairment and the evaluation criteria for children’s books aimed at them. The study is an exploratory research, a qualitative one. It is used as an instrument of a data collection, structured interview applied in a virtually or in person. The study subjects are Brazilian libraries that serve children with visual impairment. The research results show that this segment, although still have a timid production on the national scene, is gradually acquiring space in literacy events aimed to children. It concludes that schools, as well as libraries, should provide means (Braille books, audio books) that ensure access to reading and children's literature to children with visual impairment. It is recommended to conduct studies in greater depth in the area of children's literacy applied to PSEN with visual impairment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPSENen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.subjectChildren’s literatureen
dc.subjectEncouraging readingen
dc.titleLiteratura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782354pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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