Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFracasso, Edi Madalenapt_BR
dc.contributor.authorVianna Filho, José Diaspt_BR
dc.date.accessioned2011-08-26T08:54:10Zpt_BR
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31357pt_BR
dc.description.abstractNo início dos anos 90, estudos desenvolvidos indicavam a necessidade de uma revisão na forma de atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA. O resultado deste processo foi a implantação de um sistema de planejamento no qual os projetos de pesquisa deveriam privilegiar o atendimento das demandas tecnológicas do mercado. Este estudo focaliza a concepção de projetos no Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado - CPACT, uma das unidades da EMBRAPA. O objetivo é identificar em que medida os projetos coordenados por este centro contemplam uma demanda tecnológica do mercado, avaliam sua viabilidade técnica e estimam os reflexos sócio-econômicos de seus resultados. É utilizado como fonte para coleta dos dados o Sistema de Informação da EMBRAPA - SINSEP e entrevistas com os líderes dos 21 projetos que constituem a população deste estudo. São abordados, entre outros, temas como: prazo de execução, liderança, parcerias com outras organizações, interdisciplinaridade na concepção e desenvolvimento dos projetos, bem como graus de satisfação e de importância atribuídos pelos líderes às questões colocadas, relativas aos seus projetos. Como conclusão foi possível identificar a necessidade de ajustar a forma de concepção dos projetos no CPACT a metodologia proposta pela EMBRAPA, ou seja: desenvolver estudos sobre a importância mercadológica da demanda contemplada; prever recursos físicos, humanos e financeiros que o viabilize e; estimar os reflexos sociais e econômicos que os seus resultados poderão gerar.pt_BR
dc.description.abstractIn the early 90's, studies indicated the necessity to revise EMBRAPA's action form. The effect this process went implementation plan system which the research projects should to attend technology demand of market. This study focus the conception R&D's projects of "Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado - CPACT", an unit of Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA". The study aims to identify to what extent the Center's projects take into account the market's technology demands, evaluate project's technical feasibility and appraising social and economics return of his results. Data source were the EMBRAPA's Information System - SINSEP and the interviews with leaders of the Center's 21 projects. The study focused questions related to: time schedule, leadership, alliances with other organizations, interdisciplinary and also the degree of importance and satisfaction assigned by the project leaders to issues related to their projects. The conclusions pointed out that most of the CPACT's projects fail to use adequately the EMBRAPA's methodology and frequently are not based on studies of the market needs, do not adequately estimate the facilities, human and financial resources and do not consider their social and economic effects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjeto de pesquisa : Inovacao tecnologica : Agroindustria : Demanda : Mercado : Planejamento : Estudo de caso : Centro de pesquisa agropecuaria de clima temperadopt_BR
dc.titleConcepção de projetos no centro de pesquisa agropecuária de clima temperado - cpactpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000216712pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1997pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples