Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 220-239 de 564
-
Ensino de química : a inclusão de discentes surdos e os aspectos do processo de ensino-aprendizagem
(2016) [Dissertação]A inclusão de estudantes surdos nas escolas da rede pública estadual, prevista em legislação, está crescendo e dando origem a um novo cenário educacional. A presença de tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais ... -
O ensino de química, as inovações pedagógicas e o desenvolvimento profissional de professores nas escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre, nas décadas de 1990 e 2010
(2019) [Tese]O presente trabalho teve como objetivo fazer um resgate histórico do projeto de “Redefinição de Bases Curriculares e Metodológicas do Ensino de Química Vinculados à 28ª Delegacia de Ensino da SEC/RS”, que ocorreu em parceria ... -
Ensino de química : jogando cartas com os elementos químicos e a tabela periódica
(2020) [Dissertação]Muitos estudantes do Ensino Básico têm dificuldades no entendimento da química e uma das possíveis causas pode ser o fato de que o ensino geralmente está associado à memorização de símbolos e fórmulas, sem oferecer aos ... -
O ensino de temas relacionados à saúde em um espaço escolar : analisando a sua abordagem a partir de documentos oficiais da educação, de documentos escolares e do componente curricular de biologia
(2018) [Dissertação]Este trabalho buscou analisar as possíveis articulações da abordagem de temas em torno da saúde no ensino de Biologia no Ensino Médio, contextualizando essa abordagem desde os documentos oficiais da educação até as práticas ... -
O ensino do aleitamento materno nos currículos dos cursos de fonoaudiologia das universidades públicas brasileiras
(2021) [Dissertação]O Aleitamento Materno (AM) faz parte de um processo biopsicossocial amplo e fornece inúmeros benefícios para a saúde da criança e da mulher, com impactos econômicos, políticos, científicos e culturais na sociedade. A revisão ... -
O ensino e a aprendizagem de matrizes tendo como fundamentação teórica a teoria da aprendizagem significativa
(2018) [Tese]Este trabalho de pesquisa, fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS) e seus colaboradores, tem como objetivos propor, aplicar e buscar evidências de uma aprendizagem significativa em relação aos ... -
Ensino médio no Rio Grande do Sul a partir da Emenda Constitucional nº 59/2009 : constatações, análises e apontamentos
(2019) [Dissertação]Tendo como referência a Emenda Constitucional n.º 59/2009 que universaliza a educação básica dos 4 aos 17 anos, esta pesquisa teve como objetivo analisar o acesso e a permanência no Ensino Médio, no Rio Grande do Sul, da ... -
Ensino para jovens e adultos : a contextualização como meio de motivação e de compreensão da química
(2018) [Dissertação]A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um grande desafio hoje no Brasil: muitos jovens e muitos adultos têm ingressado nessa modalidade de ensino. O crescimento da busca dos jovens pela EJA tem relação com suas realidades ... -
O ensino por investigação e seu impacto na aprendizagem de alunos do ensino médio de uma escola pública brasileira
(2014) [Dissertação]As escolas de ensino médio vem mantendo um ensino de Biologia de forma bastante teórica e pouco ligada a realidade do mundo que cerca o aluno. Atualmente espera-se que um aluno que saia do ensino médio atuando com autonomia, ... -
Os entes primitivos, o ponto, a reta e o plano nos livros didáticos de matemática
(2019) [Tese]Este estudo apresenta uma discussão sobre a Geometria Euclidiana, tendo como foco as noções primitivas de ponto, reta e plano, cujo objetivo foi evidenciar as mudanças e transformações que o saber sofre desde sua emergência ... -
Entre concepções e práticas de educação integral e educação ambiental : ausências, contradições e possibilidades
(2017) [Dissertação]O Programa Mais Educação (PME), instituído em 2007, surge como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral. Este programa ... -
Entre confetes e serpentinas : é a ciência pedindo passagem
(2016) [Tese]Esta pesquisa desenvolve uma análise de temáticas sobre a ciência junto aos desfiles das escolas de samba carioca e os seus desdobramentos. Para tanto, engendramos o andamento da pesquisa em cinco momentos distintos que ... -
O entrelaçamento da educação ambiental crítica e do ensino para a potencialização das percepções socioambientais de estudantes e professores sobre uma microbacia em Palmeira das Missões/RS
(2022) [Tese]Esta pesquisa tem como questão principal a amplitude e consistência da abordagem no âmbito escolar, dos objetos do conhecimento que envolvam os estudos sobre Bacias Hidrográficas (BH) num recorte espacial que está diretamente ... -
Entre morros, composteiras e lixeiras : labirintos pedagógicos nas abordagens de educação ambiental
(2010) [Dissertação]Esta dissertação de Mestrado está vinculada a minha formação como professora/bióloga e, principalmente, à minha atuação como educadora ambiental. A partir de aproximações com o campo dos Estudos Culturais, dos Estudos ... -
Entre o céu e a tela : contribuições da educação em Astronomia em espaços não formais para jovens da era digital em Pernambuco
(2022) [Tese]Olhar para o céu sempre fascinou a humanidade, que, desde os primórdios, tem pela Astronomia alguma predileção no que diz respeito ao interesse pela ciência. Em plena Era Digital (SANTAELLA, 2010; CASTELLS, 1999; SANCHEZ, ... -
Entre olimpíadas de Matemática e exercícios : exercit(ações)² de um estudante-egiptólogo
(2023) [Tese]Essa pesquisa se dedica a estudar a temática das olimpíadas de Matemática no Brasil, evento que tem afetado escolas de Educação Básica em todo território nacional e faz parte da vida acadêmica de muitos estudantes e ... -
O envelhecimento do corpo da mulher nos Cadernos Vida e Equilíbrio
(2011) [Dissertação]O destacado lugar ocupado pelo corpo hoje – jovem, belo/saudável, ativo, feliz –, associado ao fluxo de informações veiculadas na mídia, propondo-nos cuidados necessários, moveu-me a olhar quem, como e o que se fala, na ... -
Epistemologia, complexidade e ciências da natureza : o ensino de biologia na escola básica
(2018) [Tese]Esta tese tem três focos principais que se atravessam e se articulam mutuamente: a epistemologia da ciência e da Biologia, o Ensino de Biologia e o paradigma da Complexidade. Nos interessamos particularmente em investigar ... -
Espaços de educação não formal : produção de saberes na formação inicial de professores de ciências e biologia
(2020) [Dissertação]Atualmente, o ensino de Ciências não ocorre somente no espaço escola. Os museus de ciências são considerados espaços de educação não formal e contribuem, cada vez mais, para a ampliação do ensino de ciências no que diz ... -
Espaços não formais para o ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza e suas Tecnologias/anos finais do ensino fundamental : um estudo no município de Porto Alegre/RS
(2022) [Dissertação]Esta pesquisa parte da questão problematizadora de “Identificar espaços não formais favoráveis ao ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e compreender as propostas pedagógicas para um contexto da ...