Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 333-352 de 569
-
A interferência do ritmo biológico no rendimento escolar de pré-adolescentes de uma escola do Município de Esteio/RS
(2011) [Dissertação]Os seres vivos convivem com processos rítmicos como as estações do ano, fases da lua e o ciclo dia e noite. Durante o período de 24 horas do dia, observa-se que há oscilações de temperatura corporal, freqüência cardíaca, ... -
Internacionalização da educação superior e efeitos do Programa Ciência Sem Fronteiras
(2023) [Tese]Esta tese é uma pesquisa sobre o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), o qual se trata de uma política pública brasileira de internacionalização da educação superior e da ciência, tecnologia e inovação, por meio da ... -
Internacionalização da educação superior e o programa CAPES-PRINT : uma análise da avaliação intermediária do projeto de internacionalização da UFRGS
(2023) [Dissertação]Com a influência da globalização na educação superior, a internacionalização institucional está no centro da concepção de programas e políticas com foco no desenvolvimento das habilidades das instituições para melhor ... -
A internacionalização da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013-2016)
(2023) [Dissertação]Este estudo analisou a internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGQ/UFRGS), no período de 2013 a 2016, por meio da sua produção científica indexada na base ... -
Internacionalização das Ciências da Saúde : um estudo sobre documentos avaliativos da CAPES, o programa de pós-doutorado no exterior e produção científica
(2023) [Tese]Este trabalho constitui-se de uma avaliação da internacionalização da ciência brasileira, tendo como recorte a Grande Área de Ciências da Saúde, a partir de alguns aspectos relacionados à pós-graduação stricto sensu e à ... -
Internacionalização do ensino superior e o programa CAPES-PRINT : uma análise dos projetos institucionais de internacionalização da UFRGS e da FURG sob a ótica da internacionalização abrangente
(2022) [Dissertação]A internacionalização do Ensino Superior já não é uma opção para as universidades brasileiras. O Programa CAPES-PrInt, lançado pelo Edital n° 41/2017 da CAPES, surgiu com o intuito de contribuir com este processo nas ... -
Intervenções artísticas nos espaços da ciência : elementos de aprendizagem para além do ordinário
(2016) [Dissertação]Com este trabalho desejamos apresentar o campo pós-estruturalista e a visão pósmoderna de ciência não asséptica, entendendo que este posicionamento nos possibilita um olhar mais amplo para o processo de ensino e aprendizagem ... -
Investigação das atividades de contraturno de estudantes do ensino fundamental no município de Farroupilha/RS : contribuição para adesão ao Programa Mais Educação/MEC
(2015) [Dissertação]Ao ofertar atividades diferenciadas aos educandos, também se faz necessário que os mesmos tenham voz ativa e explicitem suas preferências. O Programa Mais Educação busca ofertar atividades de contraturno escolar para ... -
Investigação sobre a existência e as formas de abordagem das questões sociocientíficas com enfoque na educação CTSA pelos docentes em ciências da Natureza nas escolas do Estado do Rio Grande do Sul
(2023) [Tese]A presente pesquisa, foi desenvolvida como Tese de Doutorado no PPgECi da UFRGS, tendo origem em inquietações, observações e vivências da pesquisadora, enquanto docente da área das Ciências da Natureza, especificamente da ... -
Investigando a epistemologia e a didática das Ciências : discussões necessárias para a compreensão do fazer pedagógico do professor de Ciências
(2023) [Dissertação]A maneira como o conteúdo curricular de ciências é apresentado enquanto objeto de ensino, estabelece uma reflexão epistemológica, que, na urgência das discussões do fazer pedagógico do professor, deve estar impressa nas ... -
Investigando as contribuições da iniciação científica na educação básica sob a perspectiva de um evento científico : Salão UFRGS Jovem
(2022) [Tese]Nesta tese investigou-se a evolução histórica de um evento científico, o Salão UFRGS Jovem, e as suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades e do conhecimento científico dos estudantes participantes, segundo ... -
Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química
(2019) [Dissertação]Uma Unidade de Aprendizagem (UA) é um conjunto de ideias, de hipóteses de trabalho que inclui não só os conteúdos da disciplina e os recursos necessários para o trabalho diário, mas também metas de aprendizagem e estratégias ... -
Investimentos em pesquisa e desenvolvimento fomentados pela Lei de Informática no fortalecimento da formação ou capacitação profissional em instituições de ensino e pesquisa
(2018) [Tese]Recursos Humanos com formação de qualidade e boa capacitação se constituem no capital intelectual da indústria que busca a capacitação tecnológica e maior competitividade, tanto a nível nacional, quanto a mundial. Na ... -
A invisibilidade do gênero nas discussões das mulheres professoras de matemática
(2020) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo investigar e problematizar como o processo de generificação da Matemática está sendo produzido nos discursos das professoras de Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul. Para ... -
O jeito xavante de torcer : formação de memórias em uma torcida de futebol
(2010) [Dissertação]Em uma investigação das práticas torcedoras presentes em um estádio de futebol, esta pesquisa aborda a formação de memórias como elemento produtor de sujeitos. Estes torcedores mantêm vínculos muito particulares com o ... -
Jogos didáticos nas aulas práticas de Anatomia Humana como recurso complementar para estudo no ensino superior
(2022) [Tese]Este estudo traz uma análise do uso de jogos didáticos como alternativas pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos associados à disciplina de Anatomia Humana. Dessa forma, uma revisão sistemática ... -
Jogos eletrônicos e movimento : transformando o digital em real nas aulas de educação física
(2017) [Dissertação]A presente dissertação de mestrado busca investigar potencialidades na interlocução entre aprendizagem e os jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física. No primeiro capítulo, esta pesquisa aborda de forma específica o ... -
Jogos no ensino de ciências : a experiência do PIBID/UFRPE
(2019) [Dissertação]Este estudo teve como objetivo principal analisar a contribuição do PIBID/UFRPE em relação ao uso de jogos e atividades lúdicas, como estratégia de ensino na iniciação à docência, na área de conhecimento das ciências da ... -
O letramento científico na escola básica : situação atual e perspectivas
(2020) [Tese]O letramento científico tornou-se nos últimos anos um desafio no ensino de ciências, já que resultados de avaliações nacionais e internacionais apontam nossos alunos como não letrados cientificamente. A Base Nacional Comum ... -
Letramento científico nos anos finais do ensino fundamental na perspectiva dos professores de ciências de três escolas municipais de Porto Alegre
(2021) [Dissertação]A presente pesquisa teve por objetivo investigar e compreender o que pensam os professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental de três escolas da rede pública municipal de Porto Alegre sobre o letramento ...