Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Autor "Robaina, Jose Vicente Lima"
Resultados 1-20 de 23
-
Agroecologia e a questão da segurança alimentar : contribuições para o ensino de Ciências a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade em contexto de escola do campo
Miletto, Milene Ferreira (2022) [Tese]Apresenta-se, na presente tese, uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica que foi realizada em turma de terceiro ano de Ensino Médio em uma escola pública em Caçapava do Sul - RS, tendo por objetivo compreender e discutir ... -
A aprendizagem em ciências no ensino básico : uma investigação ampliada proporcionada pelos ambientes diferenciados
Batista, Paulo Sérgio (2020) [Dissertação]Esta pesquisa teve por finalidade compreender como professores criam e/ou complementam suas ações pedagógicas no ambiente temático de ensino da disciplina de Ciências, bem como conhecer atividades desenvolvidas neste ... -
A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”
Oliveira, Mariana Paranhos de (2021) [Dissertação]Esta dissertação teve por objetivo analisar e avaliar o potencial formativo da utilização da biblioteca escolar e da proposta de Hora do Conto, como ambiente e ferramenta favoráveis e propícios para desenvolver o ensino ... -
Ciências da natureza e o contexto do campo : formação de professores de anos iniciais em um curso normal magistério no litoral norte do Rio Grande do Sul
Todero, Izelda (2021) [Dissertação]O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na educação básica brasileira, seguindo uma trajetória histórica, vem apresentando uma problemática a ser analisada: práticas e concepções pedagógicas normalmente desconectadas ... -
Clube de Ciências Saberes do Campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul
Rosa, Sabrina Silveira da (2021) [Dissertação]A pesquisa desta dissertação foi realizada em uma escola municipal do/no Campo, de séries iniciais, que atende 75 educandos, em turno integral, com turmas multiseriadas, localizada nas dependências de um assentamento do ... -
Construção de ilhas interdisciplinares de racionalidade sobre agroecologia : contribuições para o ensino de ciências
Souza, Greice de (2022) [Dissertação]As metodologias de ensino são essenciais, pois, através delas, conseguimos desenvolver propostas didáticas para trabalhar interdisciplinarmente nas aulas de ciências. O tema Agroecologia pode, assim, expandir até a comunidade, ... -
Da situação-limite agrotóxicos ao inédito-viável expresso pela agroecologia : compreensões e práticas de professores e estudantes de escolas do campo
Mezalira, Sandra Mara (2023) [Tese]Progressivamente emergem sinais de que os alertas sobre a insustentabilidade socioambiental, do atual modelo civilizacional, estão se confirmando. O projeto de uma agricultura industrializada, o denominado modelo de ... -
Ecopedagogia em um clube de ciências com enfoque na educação ambiental : uma proposta de humanização e sensibilização ambiental
Schwalm, Fernanda Undurraga (2022) [Dissertação]A presente pesquisa de mestrado teve como objetivo geral a formação de um Clube de Ciências com enfoque na Educação Ambiental para o exercício da cidadania sustentável. Fundamentado nos princípios da Ecopedagogia para ... -
O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
Glasenapp, Gabriele Milbradt (2023) [Dissertação]A presente dissertação apresenta uma pesquisa que foi realizada no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e embasou-se na criação de um ... -
O entrelaçamento da educação ambiental crítica e do ensino para a potencialização das percepções socioambientais de estudantes e professores sobre uma microbacia em Palmeira das Missões/RS
Soares, Jeferson Rosa (2022) [Tese]Esta pesquisa tem como questão principal a amplitude e consistência da abordagem no âmbito escolar, dos objetos do conhecimento que envolvam os estudos sobre Bacias Hidrográficas (BH) num recorte espacial que está diretamente ... -
Espaços não formais para o ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza e suas Tecnologias/anos finais do ensino fundamental : um estudo no município de Porto Alegre/RS
Silva, Daniela Alves da (2022) [Dissertação]Esta pesquisa parte da questão problematizadora de “Identificar espaços não formais favoráveis ao ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e compreender as propostas pedagógicas para um contexto da ... -
Física moderna e contemporânea no ensino médio : tecendo conexões com os recursos da cultura digital
Araujo, Ione dos Santos Canabarro (2020) [Tese]Este trabalho investigou uma Sequência Didática (SD) sobre as Radiações e as Partículas Elementares no Ensino Médio implementada em 2018. Trata-se de uma proposta desenvolvida em acordo com o consenso de alguns autores ... -
A interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas dos docentes-formadores dos cursos de licenciatura em educação do campo da área de Ciências da Natureza
Lima, Viviane de Almeida (2022) [Tese]Nesta investigação tivemos como objetivo central compreender como as práticas pedagógicas dos docentes-formadores dos cursos de Licenciaturas em Educação do Campo de Ciências da Natureza do Rio Grande do Sul potencializam ... -
Investigação sobre a existência e as formas de abordagem das questões sociocientíficas com enfoque na educação CTSA pelos docentes em ciências da Natureza nas escolas do Estado do Rio Grande do Sul
Silva, Cristine Roman Cardoso de Araujo (2023) [Tese]A presente pesquisa, foi desenvolvida como Tese de Doutorado no PPgECi da UFRGS, tendo origem em inquietações, observações e vivências da pesquisadora, enquanto docente da área das Ciências da Natureza, especificamente da ... -
Investigando o uso de unidades de aprendizagens como estratégia de ensino de química
Morgavi, Regina Beatriz Leal (2019) [Dissertação]Uma Unidade de Aprendizagem (UA) é um conjunto de ideias, de hipóteses de trabalho que inclui não só os conteúdos da disciplina e os recursos necessários para o trabalho diário, mas também metas de aprendizagem e estratégias ... -
Panorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidos
Ferreira, Mariane de Souza (2020) [Dissertação]Esta dissertação apresenta um levantamento do estudo do conhecimento referente aos 80 trabalhos publicados pelo PIBID/Química UFRGS, a partir do ano de 2009 até fevereiro de 2018. Busca-se caracterizar os principais recursos ... -
O pensamento sistêmico como estratégia para o desenvolvimento de uma educação ambiental crítica utilizando os ciclos biogeoquímicos
Oliveira, Maurício Pires de (2023) [Dissertação]Esta dissertação apresenta a contribuição do pensamento sistêmico e da Educação Ambiental Crítica na educação em Ciências utilizando os ciclos biogeoquímicos como tema importante para o conhecimento das relações ambientais ... -
Re-estruturando o currículo através das práticas pedagógicas realizadas pelo Clube de Ciências Saberes do Campo : caminhos e possibilidades
Rodrigues, Andressa Luana Moreira (2021) [Dissertação]A pesquisa desta dissertação foi realizada em uma escola municipal do/no Campo, de séries iniciais, que atende 75 educandos em turno integral e turmas multisseriadas, localizada nas dependências de um assentamento do ... -
Saberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizagem
Küster, Joziani (2019) [Dissertação]Esta dissertação apresenta resultados de uma investigação realizada em uma unidade escolar do interior do município de Rio do Oeste/SC. Fizeram parte da investigação nove professores que lecionam nas diversas áreas de ... -
Sequência de ensino investigativa e práticas laboratoriais : novos olhares sobre o ensino de ciências
Tadiello, Rafaela Bressan (2020) [Dissertação]A presente dissertação analisou como a utilização das Sequências de Ensino Investigativas (SEI), consolidadas as práticas laboratoriais, podem contribuir para a Alfabetização Científica na formação inicial de licenciandos ...