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dc.contributor.advisorDoll, Johannespt_BR
dc.contributor.authorSicco, Juliana de Mattospt_BR
dc.date.accessioned2011-09-27T01:17:17Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32079pt_BR
dc.description.abstractFalar de educação associada ao envelhecimento não é falar apenas das práticas de ensino destinada aos idosos. Compreende, também, falar sobre os idosos e o processo de envelhecimento às pessoas de todas as idades. Neste trabalho, traço um histórico sobre os estudos gerontológicos, articulando-o à análise teórico-reflexiva a cerca do currículo escolar, na tentativa de compreender se é possível introduzir o estudo do envelhecimento nos planejamentos de ensino. Com base na legislação brasileira que indica a obrigatoriedade do trabalho com o tema nos diferentes níveis de escolarização, lanço um olhar para as possibilidades pedagógicas do trabalho com a temática. A metodologia adotada incluiu a revisão teórica no campo da gerontologia e o estudo de documentos oficiais que dispõem sobre o currículo e/ou sobre o envelhecimento. Além da análise das produções escritas produzidas em uma experiência de observação e prática docente com uma turma de 4º ano, da rede pública estadual de Porto Alegre/RS, durante minha graduação, quando foi abordado o tema ―educação, sociedade e envelhecimento‖. As análises realizadas a partir das produções acima referidas, junto com os demais documentos explorados, corroboram minha crença, fundamentada nos estudos da gerontologia de que envelhecer é um processo inerente à vida humana, o qual pode gerar questões perturbadoras, porém fundamentais para nossas vidas e, portanto, não pode ser um assunto negado nem dentro, nem fora dos muros da escola.pt_BR
dc.description.abstractSpeaking of education associated with aging is not only speak of teaching practices for the elderly. It also includes talking about the elderly and the aging process to people of all ages. In this paper, trace a history of gerontological studies linking it to the theoretical analysis and reflective about the school curriculum in an attempt to understand whether it is possible to introduce the study of aging in the planning of education. Based on Brazilian law states that the obligation to work with the subject at different levels of schooling, I cast a look at the pedagogical possibilities of working with the theme. The methodology included a literature review in the field of gerontology and the study of official documents that have over the curriculum and / or on aging. Besides the analysis of written productions produced in one observation and experience of teaching practice with a group of 4th year, in a public school in Porto Alegre / RS, during my graduation, when the theme "education, society and aging" was treated. The analysis performed from the above productions, along with other documents exploited, confirm my belief, based on the study of gerontology that, aging is a process inherent in human life, which can generate disturbing questions, but fundamental to our lives, and which therefore can not be denied an issue inside or outside the school walls.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectAgingen
dc.subjectEducationen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSchool curriculumen
dc.titleAbordagens pedagógicas sobre o envelhecimento : das possibilidades da inserção dos estudos gerontológicos no currículo escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786687pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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