Alimentação na mídia impressa : uma análise de conteúdo da Revista Boa Forma
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Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A formação de uma opinião no âmbito da alimentação necessita ser estudada através de observações culturais, econômicas e comportamentais. Atualmente, a mídia surge como ferramenta de veiculação de informações e fundamenta a formação de senso comum sobre a alimentação. Este estudo apresenta a análise do conteúdo da Revista Boa Forma, veículo do nicho de publicações com foco saúde, estética, fitness e nutrição, dirigida ao público feminino. A pesquisa realizada teve por objetivos: Identificar os ...
A formação de uma opinião no âmbito da alimentação necessita ser estudada através de observações culturais, econômicas e comportamentais. Atualmente, a mídia surge como ferramenta de veiculação de informações e fundamenta a formação de senso comum sobre a alimentação. Este estudo apresenta a análise do conteúdo da Revista Boa Forma, veículo do nicho de publicações com foco saúde, estética, fitness e nutrição, dirigida ao público feminino. A pesquisa realizada teve por objetivos: Identificar os campos de significados da alimentação na revista; Caracterizar os tipos de fontes de pesquisa e informações utilizadas nas matérias; Discutir a abordagem dada aos temas de alimentação para a saúde, a estética e comportamento alimentar. O estudo, de caráter qualitativo, debruçou-se sobre a totalidade dos exemplares da revista Boa Forma publicada em 2010. Alguns dos resultados observados foram a sofisticação alimentar através da indicação e releitura de alimentos, a rapidez na alimentação e a forte presença da alimentação industrializada. A identificação das fontes mostrou grande referencia a estudos internacionais de pouca ou nenhuma rastreabilidade para averiguação. Como fonte profissional, o nutricionista teve maior menção. No caso dos volumes analisados concluímos que elas apresentam em sua totalidade uma abordagem de caráter prescritivo, isto é, a indicação explicita de ações, consumo de produtos e alimentos para emagrecimento com vistas na obtenção de um pseudo status, representado nas formas de apresentação dos alimentos. Os sentidos que permeiam estes conteúdos são a sofisticação da alimentação, a valorização do alimento industrializado e consumo do light e diet. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Especialização em Saúde Pública.
Coleções
-
Ciências da Saúde (1448)
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