Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSaurin, Tarcísio Abreupt_BR
dc.contributor.authorWachs, Priscilapt_BR
dc.date.accessioned2011-11-23T01:19:53Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34754pt_BR
dc.description.abstractAs habilidades não técnicas (HNT) complementam as habilidades técnicas, contribuindo para que o trabalho seja desempenhado de forma eficiente e segura. Sob a perspectiva da engenharia de resiliência (ER), o exercício das HNT não depende apenas da capacitação dos indivíduos, mas também do contexto organizacional. Esse trabalho aborda a capacitação baseada em cenários (CBC) como alternativa para a capacitação em HNT. A CBC apresenta cenários com problemas a serem solucionados pelos participantes, a partir de um contexto fidedigno ao encontrado na prática. Esta dissertação tem como objetivo principal identificar habilidades não técnicas e fatores para composição de cenários de treinamentos e como objetivos específicos: (a) identificar contribuições da organização do trabalho para o exercício das HNT; (b) identificar adaptações realizadas pelos eletricistas; (c) propor um programa de capacitação baseada em cenários com enfoque em habilidades não técnicas (HNT) de eletricistas que atuam em redes aéreas de distribuição. A aplicação prática do programa é ilustrada por meio de um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétrica. O programa proposto é constituído por sete etapas: (0) Identificação das HNT; (1) Definição dos objetivos da capacitação; (2) Definição dos cenários de capacitação; (3) Definição do sistema de avaliação; (4) Refinamento da proposta para o programa de capacitação; (5) Capacitação dos instrutores; (6) Projeto Piloto; (7) Implantação da capacitação.pt_BR
dc.description.abstractThe non-technical skills (HNT) complement the technical skills, contributing to the work to be performed efficiently and safely. From the perspective of resilience engineering (RE), the exercise of HNT not only depends on the training of individuals, but also the organizational context. One of the methods used for such training is scenario-based training (CBC). The CBC presents scenarios with challenges to be addressed by participants, from a real context. This study has as main objective to identify electricians non technical skilss and to identify factores to composse the training scenarios. This studies also aim: (a) to identify organizational contributions for the non technical skills exercise; (b) to identify work adaptations; (c) to propose a scenario-based training program focusing non-technical skills. The practical implementation of the program is illustrated through a case study in an electricity distribution company. Seven steps compose the program: (0) Non-technical skills identification; (1) Definition of the training objectives; (2) Definition of training scenarios; (3) Definition of the evaluation system; (4) Refinement of the proposal for the training program;; (5) Trainer’s training; (6) Pilot Study; (7) Implementation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSafetyen
dc.subjectEmpresa do setor elétricopt_BR
dc.subjectEngenharia de resiliênciapt_BR
dc.subjectNon-technical skillsen
dc.subjectErgonomia cognitivapt_BR
dc.subjectScenario based trainingen
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectElectriciansen
dc.titleIdentificação de habilidades não técnicas e de fatores para a composição de cenários de treinamento : um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000791006pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples