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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Paulo Peixoto dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Joci Aparecida dept_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:34Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35711pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso é o resultado das ações realizadas durante o estágio obrigatório do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizado em uma turma de quarta série do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Pública Estadual. A escola citada situa-se na periferia de Porto Alegre, em um bairro considerado de alta periculosidade. Tais ações partiram das necessidades observadas durante este período. Muitas foram as situações relatadas pelos alunos da turma envolvendo a realidade em que vivem e, consequentemente, seus dramas familiares. Este trabalho tem a pretensão de trazer para discussão a possibilidade da utilização dos problemas encontrados em sala de aula como estratégia de ensino. Estas foram pensadas com o objetivo de auxiliá-los em uma ampliação de respostas diante de novas situações/problemas que venham a enfrentar. Busquei nos ideais de Paulo Freire, contidas nas obras Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Indignação e Educação e Mudança, o suporte teórico para embasar meu trabalho. Segundo este educador não basta que se tenha conhecimento da realidade em que estamos inseridos, faz-se necessário que se reflita a respeito e que sejamos conscientes da possibilidade de transformá-la. Foi possível constatar que o aluno sente necessidade de ser ouvido e ao ser ouvido, sente-se valorizado. Além disso, percebe-se que a escola é a instituição que representa a esperança de dias melhores, principalmente para a população de baixa renda, pois é o local onde o futuro de cada um está sendo construído.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.titleQuando problema e crise podem ser utilizados como estratégia de ensino?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000795152pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localAlvorada, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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