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dc.contributor.advisorPorto, Leonardo Sartoript_BR
dc.contributor.authorSilva, Grasiela Birck dapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-20T01:19:38Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35718pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre o uso da informática na educação e como esta pode auxiliar nas relações de convivência quando acontece um trabalho integrado entre sala de aula e laboratório de informática. Defende a interligação entre os espaços e conteúdos como uma adequada forma de trabalhar a educação em nossas escolas atualmente, e mostra que quando ela acontece o aluno consegue localizar-se como um ser crítico, autônomo, democrático e solidário. Posteriormente justifica o objetivo deste trabalho de conclusão de curso mostrando uma experiência realizada com uma turma de 21 alunos com idade entre 9 e 11 anos no Centro Social Madre Regina no município de Novo Hamburgo. Esta experiência constitui-se do trabalho através de um projeto de aprendizagem sobre direitos humanos e convivência social, temas que surgiram para fazer com que as crianças refletissem sobre seus comportamentos e maneiras de resolver seus conflitos e sobre os princípios para uma vida em sociedade, levando em consideração quatro competências básicas: aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ter senso moral. Por meio das atividades desenvolvidas em sala de aula ocorreu a ligação com laboratório de informática usando a criação de blogs com o objetivo da criação de um espaço em que os alunos pudessem registrar suas aprendizagens, pesquisas e descobertas assim como receber comentários de outras pessoas para analisar e responder conforme suas opiniões. Um trabalho que, por ser desenvolvido em duplas, exigiria uma boa convivência para ter qualidade. Sendo mais autônomos eles foram capazes de se entender melhor e acreditar mais em si mesmos, tendo um melhor comportamento e assim dando valor ao tema que estávamos trabalhando, ligando a teoria com a prática, usando exemplos expericiados por eles ou vistos em outro momento e assim fazendo refletir qual seria a melhor maneira de resolver determinada situação, conversando e discutindo sobre o certo e o errado. Nesta experiência também foram analisados aspectos éticos, buscando compreender como as crianças lidam com as regras de convivência e valorizando o ambiente em que se vive como exemplo, levando em consideração que desde pequenas as crianças aprendem, ou pelo menos deveriam aprender, conceitos e valores que as ajudam a compreender seus atos e que tem como função constituir uma subjetividade onde essas possam, mais tarde, tomar suas decisões morais com responsabilidade.. Para isso utiliza-se como aporte teórico pensadores como Jean Piaget, Miguel Arroyo e Eduardo Chaves. Os resultados deste trabalho foram observados levando em conta que a informática ajuda a enriquecer os ambientes de aprendizagem, amplia o espaço da sala de aula, ajuda a ampliar processos socioafetivos e a conscientização colocando o aluno como próprio sujeito da sua aprendizagem. Junto com esses aspectos, a ligação com a sala de aula e o tema escolhido tornou a turma mais cooperativa e pensante na resolução de seus problemas, o que conseqüentemente melhorou a convivência e a consciência social para fora da escola.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectRelacao aluno-alunopt_BR
dc.subjectConvivênciapt_BR
dc.titleA trabalho integrado entre sala de aula e laboratório de informática como auxiliador nas relações de convivênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000815944pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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