Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.contributor.authorLima, Denise Aristimunha dept_BR
dc.date.accessioned2012-01-06T01:19:50Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36039pt_BR
dc.description.abstractOs portais web em universidades devem ser funcionais, atendendo às demandas da comunidade acadêmica, sendo capazes de prover serviços e informações a diferentes públicos e incorporando novas funcionalidades. Isto é possível através do descobrimento de requisitos técnicos que abrangem gerenciamento de conteúdo, colaboração, segurança, integração e demais características encontradas em portais corporativos. Além disso, é necessário o comprometimento de uma equipe multidisciplinar atuando principalmente nas etapas iniciais de projeto. Este estudo tem por objetivo propor uma metodologia sistematizada para o processo de projeto de portais corporativos em universidades que atenda aos requisitos dos usuários típicos. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória pelos conteúdos referentes a portais corporativos e metodologias de projeto de produto. Além disso, estudou-se métodos advindos da engenharia de software e também o paradigma de orientação a objetos. Para a melhor utilização destes métodos e conhecimento de outras possibilidades foram feitos estudos de caso com duas equipes de universidades que mantém portais web. Assim, ao fi nal deste estudo foi concebida uma metodologia para o projeto de portais corporativos em universidades. E logo após, através de uma equipe multidisciplinar, houve a aplicação parcial desta metodologia no projeto de evolução do portal da Universidade da Região da Campanha.pt_BR
dc.description.abstractThe web portals in universities must be functional, meeting the demands of the academic community, being able to provide services and information to different audiences and adding new features. This is possible through discovering the technical requirements that include content management, collaboration, security, integration and other features found in enterprise portals. In addition, it is needed the commitment of a multidisciplinary team working mainly in the early stages of design. This study aims to propose a systematic methodology for the design process of corporate portals university that meets the requirements of typical users. For this, an exploratory survey was made to known the content about corporate portals and methodologies for product design. In addition, we studied methods coming from the software engineering and also object orientation. For the best use of these methods and knowledge of other possible, case studies were made with two teams from universities that maintains web portals. Thus, the end of this study was designed a methodology for the design of corporate portals in universities. And soon after, through a multidisciplinary team, there was the parcial application of this methodology in project development of the portal of Urcamp.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectProduct developmenten
dc.subjectDesignen
dc.subjectPortal corporativopt_BR
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titlePortal corporativo em universidades : uma metodologia para o processo de projetopt_BR
dc.title.alternativeCorporate portal in universities: a methodology for design process en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000816067pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples