Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoldo, Lianept_BR
dc.contributor.advisorDuarte, Lauren da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorMagalhães, Ronaldo Bragapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-06T01:19:52Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36043pt_BR
dc.description.abstractA questão do cuidado com o ambiente deve ser olhado com seriedade e sem demora de modo a não comprometer a qualidade de vida do planeta Terra e dos que nela habitam. Esta questão lança um olhar preocupante sobre o trinômio ser humano-natureza-consumo, exigindo hoje estratégias sustentáveis e criativas que possam promover a mudança de comportamento de adultos e crianças e integrá-los a natureza. Desta forma, esta pesquisa visa levantar e contribuir com estratégias de apoio ao aprendizado do Ecodesign e da Ecologia Profunda como conhecimentos complementares, para compor um guia de atividades para ser utilizado com alunos do quarto ano do ensino fundamental. A metodologia foi desenvolvida junto das escolas públicas estaduais Presidente Roosevelt e Prof. Sylvio Torres da cidade de Porto Alegre. Ela traz um enfoque qualitativo, apresentando características dos tipos descritivo, exploratório, metodológico e de campo, utilizando-se de relatórios de observação como principal instrumento para coleta dos dados. Para organizar e discutir os dados coletados empregou-se o método de análise de conteúdos. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importante contribuição do educador em sala de aula e identificaram sete atividades e vinte e quatro vídeos adequados para o aprendizado da Ecologia Profunda e do Ecodesign, as quais compõem o guia de atividades proposto para os alunos das escolas pesquisadas.pt_BR
dc.description.abstractThe issue of care for the environment should be looked at seriously and immediately so as not to compromise the quality of life on planet Earth and its inhabitants. This issue takes a look of concern on three pillars: human-nature-consumption, now requiring creative and sustainable strategies that can promote behavior change of adults and children and integrate them into nature. Thus, this research is intended to raise and contribute to strategies to support learning Ecodesign and Deep Ecology as additional knowledge to compose an activity guide for use with fourth graders of elementary school. The methodology was developed with the state public schools President Roosevelt and Professor Sylvio Torres in the city of Porto Alegre. It brings a qualitative approach, presenting characteristics of the types descriptive, exploratory, methodological and field reporting using observation as the main instrument for data collection. To organize and discuss the collected data we used the method of content analysis. The survey results showed the important contribution of the teacher in classroom activities and identified seven activities and twenty-four videos suitable for learning of Deep Ecology and Ecodesign, which make up the proposed activity guide for the students of the schools surveyed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeep ecologyen
dc.subjectEcodesignpt_BR
dc.subjectEcodesignen
dc.subjectEcologia profundapt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleContribuição da ecologia profunda ao ecodesign : associando estratégias didáticas e tecnológicas no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coWolff, Vera Regina dos Santospt_BR
dc.identifier.nrb000816084pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples