Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Joao Batista Teixeira dapt_BR
dc.contributor.authorMenegasso, Paulo Josépt_BR
dc.date.accessioned2012-01-06T01:20:00Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36066pt_BR
dc.description.abstractInvestiga-se, neste trabalho, a análise de uma proposta de ensino de química, utilizando uma metodologia integradora de conteúdos e a iniciação científica no ensino profissionalizante pós-médio. Os alunos, ao ingressarem no curso de Técnico em Química de uma escola pública em Porto Alegre, trazem, em suas concepções, informações que não são suficientes para compreender as características e reações dos compostos inorgânicos, assim como competências e habilidades, necessárias para sua formação técnica, mas que se constituem em obstáculos na construção do conhecimento. Ao utilizar uma metodologia de ensino baseada na teoria de David Ausubel (1982), essa precisa estar vinculada a uma estratégia que considere os conhecimentos prévios dos alunos e, a partir daí, elabore novos conceitos das características e reações dos compostos inorgânicos. Alia-se a isso a iniciação científica que, neste nível de ensino, tem sido um importante instrumento de aprendizagem, uma vez que mobiliza os conhecimentos de diferentes disciplinas para a construção de projetos de pesquisa na área de Química e possibilita aos alunos o aprendizado de métodos de organização e construção do conhecimento. A proposta de ensino abrange uma investigação dos conceitos, uma proposta de ensino integradora de conteúdos e a elaboração dos projetos de pesquisa de iniciação científica. O trabalho visou identificar como essa proposta ocorre, quais as dificuldades e como tem sido aproveitada pelos professores nos processos de ensino e aprendizagem. A cultura de ciência pela pesquisa mostrou-se um instrumento importante e que deve ser aprimorado, pois os alunos se envolvem e adquirem habilidades que os programas das disciplinas não contemplam. A qualificação de técnicos em química capazes de resolver problemas utilizando os projetos têm sido muito maior do que o ensino regular previsto no programa do curso.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this research is to analyze a proposal of chemistry learning that use as methodology integrated content and a scientific initiation in professional learning pos-college. The students enter in technical of chemistry, in a Public Scholl in Porto Alegre, and bring their conceptions, information’s that are not enough to understand the characteristics an reactions of a inorganic compound, as cool as, they competence and ability needed to their technical formation establishing a break in his, now, ledge achievement. By using a methodology of teaching based on David Ausubel theory (1982) we should link in a strategy who consider the previous knowledge of the students, and then, organize new concepts about the characteristics and reactions of inorganic compounds, associated with a scientific initiations, that in this learning level, has been a very important way of learning, because mobilize the knowledge of several subject-matter for the construction of research projects in chemistry and allows the students, a method of organization learning and construction knowledge. The purpose of this learning is to investigate concepts, and propose a shared content learning and creates researches projects of scientific initiations. This achievement look for identify how happens, hat kind of problems, and how it has been handled by the teachers, in order to make a better learning and teaching process. The science culture, through the researches, shows improve their abilities. The qualifications of chemistry techncols have been much better from regular contents of the course offer.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectStudy chemistryen
dc.subjectUndergraduate researchen
dc.subjectQuímica : Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação profissionalizantept_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.titleAnálise de uma proposta de ensino de compostos inorgânicos e reações químicas, e da pesquisa de iniciação científica no ensino profissionalizante pós-médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.identifier.nrb000817219pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples