Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorHendler, Tamires Dimerpt_BR
dc.date.accessioned2012-03-21T01:21:01Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/37662pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia é a conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia. Trata-se de uma reflexão teórico prática sobre o desenvolvimento da moralidade autônoma do aluno em sala de aula e quais atividades proporcionam esta construção. Apóia-se teoricamente na Teoria de Paulo Freire e na Epistemologia Genética de Piaget, através de autores como Camargo (2009), Correa (2003), Gallego (2006) e Picetti (2010). A coleta de dados foi feita a partir do material empírico resultante das atividades realizadas durante a prática de estágio supervisionado. Seu objetivo é analisar como as atividades escolares favorecem a construção da autonomia. O desenvolvimento moral permeia estas atividades porque ocorre através das relações entre pessoas e na forma como estabelecem respeito entre si. O sujeito aprende e se desenvolve na troca, na relação com o meio e, assim, decifra o mundo com ações próprias, através de uma educação para a liberdade e conscientizadora, portanto, através de atividades cooperativas que devem ser proporcionadas no ambiente em sala de aula. A partir da realização deste trabalho, relacionado à teoria estudada e os dados colhidos pode-se concluir que o desenvolvimento da autonomia depende da cooperação com o outro, do respeito mútuo, do diálogo, da reciprocidade, do respeito às regras, da interação com o meio e com o sujeito que o constitui e assim através das atividades cooperativas desenvolvidas na prática de ensino, podemos transformar sujeitos em verdadeiros cidadãos conscientes e autônomos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.titleSala de aula : a construção do sujeito autônomopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000821805pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localTrês Cachoeiras, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples