Navegação Produção Científica por Autor "Jacks, Nilda Aparecida"
Resultados 1-20 de 36
-
"Amuleto contra o vírus”: sentidos da escuta radiofônica entre pacientes hospitalizados
Jacks, Nilda Aparecida (2021) [Trabalho completo publicado em evento] -
Audiência nativa: cultura regional em tempos de globalização
Jacks, Nilda Aparecida (1997) [Artigo de periódico]Os recentes debates sobre a mundialização da cultura colocam em pauta, em um outro patamar, a questão das culturas regionais e locais e das identidades culturais. Há bem pouco tempo o marco do nacional era o que balizava ... -
Bibliografia latino-americana "tipo exportação"
Jacks, Nilda Aparecida; Benetti, Márcia; Muller, Karla Maria; Dorneles, Luciana Bochi; Villarroel Marquez, Luz Mónica; Santos, Alan Neiva dos (2002) [Resenha] -
O campo da recepção e a produção brasileira na década de 1990
Correa, Cleber de Souza; Menezes, Daiane Borlhouwer; Aldabe, Fernanda (2004) [Resumo publicado em evento] -
Circulação e consumo de telenovela : Passione num cenário multiplataforma
Jacks, Nilda Aparecida; Schmitz, Daniela Maria; Oikawa, Erika; Sifuentes, Lírian; Pieniz, Mônica Bertholdo (2012) [Artigo de periódico]A proposta deste artigo é discutir a circulação e o âmbito do consumo da telenovela Passione, tendo como ponto de partida a esfera da recepção. Para tanto, empreendeu-se um estudo focado nas plataformas digitais Twitter, ... -
Comunicação, cultura e identidade : relações íntimas, profundas e delicadas
Jacks, Nilda Aparecida (2013) [Artigo de periódico]O texto pretende apontar algumas imbricações existentes entre três esferas de formações culturais, tomando como objeto as relações empíricas entre o campo da comunicação e a cultura gaúcha. O esforço é por sumarizar alguns ... -
A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade : processos de comunicação persuasiva e as noções "articulação" e "fluxo"
Piedras, Elisa Reinhardt; Jacks, Nilda Aparecida (2006) [Artigo de periódico]Reconhecida por sua adequação para a abordagem da comunicação a partir da cultura, a perspectiva dos estudos culturais, em suas diversas vertentes, fornece subsídios para a discussão do processo comunicativo, suas práticas ... -
Da agulha ao chip : brevíssima revisão dos estudos de recepção
Jacks, Nilda Aparecida (2015) [Artigo de periódico]Este texto retoma a passos largos a trajetória dos estudos de recepção para apontar o caráter sempre narrativo das teorias, dependendo do ponto de vista de quem narra. São vinculações teóricas e ideológicas que resultam ... -
O desenvolvimento da audiência da tv paga no Brasil
Guerin, Yhevelin Serrano; Jacks, Nilda Aparecida (1998) [Artigo de periódico]O texto apresenta um panorama de como está atualmente a pesquisa de audiência e o mercado de TV paga no Brasil. Além de mostrar a concorrência dos Institutos de Pesquisa Ibope e Nielsen para a implementação de um painel ... -
Espectatorialidade e públicos : entrevistas
Silva Filho, Wilson Oliveira da (Pimenta Cultural, 2023) [Livro] -
Hábitos do leitor de notícias contemporâneo
Knewitz, Anna Paula; Jacks, Nilda Aparecida (2013) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta hábitos do leitor de notícias contemporâneo levantados a partir de uma pesquisa empírica de cunho sociocultural. Partindo do pressuposto de que ser leitor de notícias hoje implica mesclar propósitos, ... -
A história de família no estudo da recepção de TV paga
Guerin, Yhevelin Serrano; Dornelles, Debora Germani; Silva, Andiara F. da; Soares, Silnei Scharten; Jacks, Nilda Aparecida (1997) [Resumo publicado em evento] -
Identidade cultural gaúcha : construção de uma base de dados
Santos, Alan Neiva dos; Jacks, Nilda Aparecida (2001) [Resumo publicado em evento] -
Indústria cultural gaúcha : dados sobre a oferta
Escosteguy, Ana Carolina D.; Jacks, Nilda Aparecida (1997) [Artigo de periódico]Esta pesquisa surge como projeto interinstitucional financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), na linha de Grupos Emergentes, que visa apoiar a formação de grupos de pesquisadores ... -
Interseccionalidade como ferramenta teórico-metodológica: apontamentos para a pesquisa de recepção e consumo midiático
Libardi, Guilherme Barbacovi; Jacks, Nilda Aparecida (2020) [Artigo de periódico]O artigo discute as contribuições teórico-metodológicas da interseccionalidade para os estudos de consumo midiático e de recepção. Discorre sobre a apropriação de teorias, conceitos e categorias. Apresenta discussões ... -
Introdução
Sifuentes, Lírian; Jacks, Nilda Aparecida (2023) [Texto de apresentação/encerramento] -
Jovens do “Brasil Profundo” : explorações sobre usos tecnológicos e consumo midiático em Tavares (RS)
Jacks, Nilda Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Miranda, Fernanda Chocron; Monteiro, Maria Clara Sidou (2017) [Trabalho completo publicado em evento] -
Jovens rurbanos : consumo midiático no “Brasil profundo”
Jacks, Nilda Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Marques, Jane Aparecida (2018) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta dados da pesquisa Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência: o Brasil Profundo, a qual investiga práticas de consumo midiático de jovens, de 18 e 24 anos, de várias camadas socioeducacionais, ... -
Jovens Rurbanos : consumo midiático no “Brasil Profundo”
Jacks, Nilda Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Marques, Jane Aparecida (2018) [Trabalho completo publicado em evento] -
Jovens rurbanos e mediações tecnológicas : práticas e convivências sociais contemporâneas
Jacks, Nilda Aparecida; Toaldo, Mariângela Machado; Marques, Jane Aparecida (2017) [Artigo de periódico]O artigo aborda práticas e convivências sociais entre jovens «rurbanos», visando a identificar como se dão suas relações e em que âmbitos, mediadas ou não pelas tecnologias digitais. Explora-se empiricamente a experiência ...