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dc.contributor.advisorLuce, Fernando Binspt_BR
dc.contributor.authorAlano, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:33:28Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/4177pt_BR
dc.description.abstractO comércio bilateral do Brasil com Argentina, Chile e Uruguai implica a aquisição de mais de 200 mil serviços de frete rodoviário por parte das empresas exportadoras e importadoras, representando um mercado potencial de US$ 320 milhões/ano disputados por quase 500 pequenas, médias e grandes empresas transportadoras. A empresa líder não tem mais que 7% deste mercado, mostrando um setor bastante fragmentado e com baixas barreiras de entrada. Isto torna a seleção de transporte crítica para o comprador industrial como forma de obter altos níveis de serviço, economias de custo e eficiência em toda a cadeia de suprimento. Este estudo exploratório busca entender como se dá o processo de decisão de compra de frete rodoviário internacional nas organizações. Para tanto, dados primários foram obtidos através de 28 entrevistas de profundidade, qualitativas, realizadas face a face no Brasil e na Argentina, com os executivos que contratam individual ou coletivamente este tipo de serviço para cargas gerais, na modalidade fechada, porta a porta. O estudo constatou que ainda é muito baixa a utilização de processos estruturados para a compra deste serviço, e apresenta os principais critérios de seleção e fontes de informação utilizadas pelos compradores organizacionais para selecionar os seus fornecedores.pt
dc.description.abstractThe Brazilian bilateral commerce with Argentina, Chile and Uruguay requires the use of over 200,000 truck freight services by export and import companies, representing a potential market of US$ 320 million a year shared by almost 500 small, medium and large carrier companies. The leading one does not share more than 7% of this market, which proves the sector to be very fragmented, with low entry barriers. This makes transportation selection a critical task to the industrial buyer as a means to obtain high service levels, cost and efficiency savings throughout the supply chain. This exploratory study intends to go over the purchase decision process of international truck freight in the organizations . To achieve this, primary data have been gattered from 28 qualitative interviews made face to face - in Brazil and Argentina - with the executives who hire this kind of service individually or collectively for general loads, in the full truckload mode, door to door. The study found that the use of structured procedures for the purchase of such a service is still low, and it presents the main selection criteria and information sources used by organizational buyers in order to select their suppliers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.titleA decisão de compra de frete rodoviário internacional : o caso da carga seca, modalidade fechada, porta a portapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000408320pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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