Browsing Teaching of Physics by Subject "Aprendizagem significativa"
Now showing items 1-20 of 41
-
Aplicação do método Peer Instruction na abordagem das leis de Newton no ensino médio
(2016) [Dissertation]Este trabalho teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática em nível de Ensino Médio sobre Leis de Newton, para ser utilizada com o método de ensino Peer Instruction. (Instrução pelos Colegas). Esta sequência ... -
Aprendizagem de conceitos físicos relacionados com circuitos elétricos em regime de corrente alternada com uso da placa Arduino
(2013) [Dissertation]O objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades encontradas pelos alunos na aprendizagem de circuitos elétricos em regime de corrente alternada (CA). Especificamente investigamos: i) dificuldades de aprendizagem ... -
Atividades de ótica exploradas no ensino médio através de reflexões epistemológicas com o emprego do V de Gowin
(2007) [Dissertation]A Física tem uma maneira própria de olhar a natureza e de estudar seus fenômenos. Por essa razão, o ensino-aprendizagem de Física não pode estar centrado na transmissão de informações, mas sim na construção do conhecimento ... -
A construção e apropriação do conhecimento através da interação discente e di-docente em projetos experimentais no ensino de física
(2012) [Dissertation]No atual sistema educacional os métodos de ensino normalmente privilegiam a transmissão autoritária de conhecimentos, valorizando a habilidade do aluno em memorizar e reproduzir o conteúdo curricular, sem evidenciar a ... -
A contextualização da astronomia no ensino da termodinâmica
(2016) [Dissertation]Um dos desafios dos professores de física do ensino médio é realizar práticas que despertem o interesse dos alunos pelas aulas. O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), a apresentação de experimentos e de ... -
Desenvolvimento e implementação de unidades didáticas na formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental
(2005) [Dissertation]Este trabalho apresenta o relato de um projeto desenvolvido junto a uma turma do segundo ano de um curso da modalidade Normal (antigo magistério), durante todo o ano letivo de 2004, no colégio Santa Catarina, situado em ... -
Difração e interferência para professores do ensino médio
(2007) [Dissertation]Este trabalho é um relato de um projeto visando inserir o estudante do Ensino Médio no contexto da mecânica ondulatória, portal de entrada da física moderna, através de uma abordagem diferenciada enfocando duas das ... -
Divulgação científica na formação docente : construindo e divulgando conhecimento por meio do rádio e da internet
(2012) [Dissertation]O presente trabalho relata a implementação de um projeto de ensino, referenciado na teoria da aprendizagem significativa e no sócio-interacionismo, em uma turma de segundo módulo do curso de Licenciatura em Ciências da ... -
O ensino de conceitos do eletromagnetismo, óptica, ondas e física moderna e contemporânea através de situações na medicina
(2011) [Dissertation]O ensino de Física, geralmente, está desvinculado não apenas de outras disciplinas, mas também, de qualquer contexto que lhe possa dar significado. No entanto, segue diretrizes estaduais e nacionais que apontam para ... -
Ensino de física no 9º ano : uma proposta metodológica com projetos desenvolvidos a partir de situações-problema
(2011) [Dissertation]A presente dissertação apresenta o relato da implementação de uma proposta metodológica para alunos do 9º ano do ensino fundamental, aos quais foram oferecidas atividades centradas em situações-problema. Tais atividades ... -
Ensino de termodinâmica a partir de situações da engenharia : integrando as metodologias de projetos e as unidades de ensino potencialmente significativas
(2015) [Thesis]Dentre os problemas tradicionalmente acatados pela educação em ciências, cita-se o desenvolvimento e avaliação de estratégias para o ensino de conceitos científicos. A literatura também apresenta vários problemas no Ensino ... -
Esquemas conceituais como recurso de ensino, aprendizagem e avaliação na eletrodinâmica em nível médio
(2014) [Dissertation]O sistema educacional enfrenta inúmeras dificuldades para atender às demandas de sua clientela. A busca incessante por novas estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação faz parte do cotidiano do professor que deseja ... -
Estudo de conceitos da termodinâmica no ensino médio por meio de UEPS
(2014) [Dissertation]Esta dissertação é o relato da aplicação de quatro Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) voltadas ao ensino de conceitos de Termodinâmica em uma escola pública de Ensino Médio. Nas unidades de ensino são ... -
Exoplanetas como tópico de Astronomia motivador e inovador para o ensino de Física no ensino médio
(2012) [Dissertation]Este trabalho consistiu de uma experiência didática que teve como objetivo central desenvolver um material sobre Astronomia, com ênfase em Exoplanetas, motivador e inovador para o ensino de Física. A fim de torná-lo versátil ... -
Experimentos de baixo custo para o ensino de física em nível médio usando a placa Arduino-UNO
(2015) [Dissertation]Um dos principais desafios que um professor de Física enfrenta ao tentar atualizar suas aulas e trazer novas abordagens para o contexto escolar diz respeito a infraestrutura necessária para implementá-las. O presente ... -
Física e segurança no trânsito : um curso de física e educação para o trânsito para jovens e adultos
(2014) [Dissertation]A educação para o trânsito se mostra essencial quando se evidencia um número assustador de mortes e lesões em acidentes. Esta dissertação apresenta o planejamento e a aplicação de um curso de Física e Segurança no Trânsito ... -
Física térmica : uma abordagem histórica e experimental
(2008) [Dissertation]Em nossas escolas de ensino médio a Física é, freqüentemente, apresentada aos alunos como algo fragmentado, descontextualizado, sem relação com a vida do aluno, e como um conhecimento pronto e acabado. Desenvolvemos um ... -
Formação dos alunos do curso normal para o ensino de ciências nas séries iniciais : uma experiência em física térmica
(2009) [Dissertation]Esta dissertação teve como objetivo desenvolver um trabalho de qualificação de alunos do curso Normal para atividades futuras de ensino de Física Térmica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, visando suprir as lacunas ... -
Fundamentos metodológicos para a medida de carga cognitiva e do conhecimento prévio num contexto de ensino de cinemática com o auxílio de uma hipermídia
(2016) [Thesis]Neste trabalho foi estudada a utilização de um sistema hipermídia como um instrumento de avaliação de conhecimento prévio e de medida educacional, dentro da perspectiva da teoria da carga cognitiva e da teoria da aprendizagem ... -
A história da física como elemento facilitador na aprendizagem da mecânica dos fluidos
(2009) [Dissertation]Este trabalho descreve o uso de elementos históricos como agente facilitador do aprendizado da Mecânica dos Fluidos no Nível Médio. Foi produzido um material instrucional alicerçado nas idéias da teoria da aprendizagem ...