Navegação Ensino de Física por Assunto "Formação de professores"
Resultados 21-40 de 46
-
Um estudo sobre a transposição de atividades centradas na modelagem didático-científica em um contexto de formação de professores de física
(2019) [Dissertação]A literatura da área de ensino de Física vem apontando críticas às atividades experimentais tradicionalmente desenvolvidas nos laboratórios didáticos há bastante tempo. Diversas metodologias foram desenvolvidas para que ... -
Formação continuada de professores dos anos iniciais : problematizando a BNCC, utilizando o ensino por investigação na abordagem da ciência e para o desenvolvimento de intelectuais reflexivos
(2022) [Tese]A presente pesquisa buscou identificar, aplicar e analisar que caminhos uma formação continuada, voltada a professores e professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, deve trilhar para auxiliá-los na interação com ... -
Formação continuada de professores em larga escala: um estudo sobre o Mestrado profissional em ensino de física
(2018) [Dissertação]O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu como uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e como uma forma de Mestrado Profissional em rede, em que os mais de 60 polos vinculados devem ... -
Formação interdisciplinar de professores de Ciências e Matemática : um estudo sociológico sobre o perfil dos licenciandos brasileiros
(2023) [Dissertação]A falta de professores de Física é um problema social concreto. Diversas alternativas vêm sendo propostas para tentar mitigar os efeitos de décadas de desvalorização da profissão docente. Nesta dissertação analisamos uma ... -
Impacto do mestrado profissional em ensino de física da UFRGS na prática docente : um estudo de caso
(2013) [Tese]Este trabalho tem por objetivo principal analisar o impacto de um Mestrado Profissional de Ensino de Física na vida profissional de seus alunos. Apresenta-se uma análise sobre os saberes profissionais, cunhados por Tardif ... -
A inferência à melhor explicação como heurística para o ensino de história da ciência na formação de professores de física
(2021) [Tese]Esta tese busca desenvolver e implementar uma estrutura narrativa para abordar episódios da história da Ciência na formação de professores de Física. Suas bases teóricas são a Inferência à Melhor Explicação (IME) e a “visão ... -
Inserção de mecânica quântica no ensino médio : uma proposta para professores
(2006) [Dissertação]Este trabalho apresenta a elaboração, aplicação em sala de aula e os resultados da proposta de um curso introdutório à mecânica quântica para futuros professores de ensino médio. O curso foi aplicado na Universidade de ... -
Introduzindo física moderna no ensino médio a partir do tema estruturador radiação eletromagnética : luz, cores e aplicações médicas
(2014) [Dissertação]Neste trabalho são propostos textos e atividades para apresentação em sala de aula de temas relacionados com oscilações, ondas, radiação eletromagnética, cores, propriedades corpusculares da luz, modelos atômicos, radiações ... -
Investigando a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de física do ensino médio
(2008) [Dissertação]O objetivo deste trabalho foi investigar a aprendizagem por parte de professores de Física do ensino médio de conceitos específicos ao campo conceitual associado à modelagem científica, tais como: idealizações, aproximações, ... -
A Licenciatura em Física e a perspectiva CTS : uma investigação sobre a possiblidade de um componente curricular reflexivo e crítico na formação docente na Venezuela pela articulação da ciência, o cenário sociopolítico atual do país e o tema petróleo
(2023) [Tese]Por meio desta pesquisa, investigamos a possibilidade, as características, as estratégias, os referenciais para a criação de um componente curricular pautado no CTS, pensada e adaptada para a Licenciatura em Física da ... -
Luz e cores : uma proposta interdisciplinar no ensino fundamental
(2005) [Dissertação]Este trabalho apresenta uma proposta de atividades desenvolvidas na oitava série do Ensino Fundamental, explorando o tema Luz e Cores, a partir de uma abordagem essencialmente conceitual. Considerando as especificidades ... -
Natureza da ciencia no ensino básico : perspectivas, desafios e limitações imbricados em uma rede de ações
(2017) [Dissertação]O uso de elementos da Natureza da Ciência (NdC) nas salas de aula da Educação Básica é, cada vez mais, um objetivo presente na literatura especializada e nos documentos oficiais que regem a educação em seus diferentes ... -
A noção de referencial : uma interação cognitiva entre a mecânica newtoniana e a relativística
(2010) [Dissertação]Neste trabalho, propomos um conjunto de estratégias para enfrentar os obstáculos epistemológicos à aprendizagem da cinemática na Teoria da Relatividade Restrita. Tais estratégias são baseadas na proposta da noção de perfil ... -
Pensamento Bakhtiniano e perspectivas críticas : elementos para uma formação contra-hegemônica de professores de ciências
(2020) [Tese]O presente trabalho, de natureza teórica, está inserido no contexto da formação de professores de Ciências, abordando-a sob a ótica do pensamento bakhtiniano em correlação com as perspectivas críticas de ensino de ciências. ... -
O perfil e os desafios do educador em física na perspectiva das diretrizes curriculares nacionais de 2015 : a formação de profissionais críticos à educação básica
(2021) [Tese]O objetivo desta pesquisa foi investigar diferentes aspectos relacionados ao perfil do professor de Física e à formação de professores para a Educação Básica. Em um primeiro estudo, procuramos construir o perfil esperado ... -
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na disciplina de metodologia do ensino de física : um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural
(2014) [Dissertação]Este trabalho envolve a temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na formação de professores de Física. O objetivo da pesquisa foi estudar a compreensão sobre inter-relações CTS e aspectos didático-pedagógicos do ... -
Políticas públicas de formação continuada de professores : investigações sobre o Mestrado nacional profissional em ensino de física
(2017) [Tese]Na presente tese de doutorado, apresentamos nossas investigações acerca do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) enquanto dispositivo de política pública de formação continuada de professores. O ... -
Programa para qualificação de professores para ensino de física em séries iniciais do ensino fundamental
(2007) [Dissertação]O ensino de Física inicia ainda nas séries iniciais do Ensino Fundamental, como parte do conteúdo denominado Ciências. Desta introdução dos primeiros conceitos físicos depende grande parte do ensino de Física subseqüente. ... -
Uma proposta para a introdução ao uso de tecnologias no ensino de física experimental dirigida a licenciandos de física
(2014) [Dissertação]Há décadas pesquisas e diretrizes educacionais no ensino de Física apontam que nós, professores, devemos diversificar as estratégias e metodologias de aprendizagem, nos apropriando e utilizando diferentes recursos didáticos ... -
Uma proposta para trabalhar conceitos de astronomia com alunos concluintes do curso de formação de professores na modalidade normal
(2010) [Dissertação]O objetivo deste trabalho foi o de investigar o processo de elaboração e de desenvolvimento de uma proposta didática sobre conceitos básicos de Astronomia, fundamentada teoricamente na Aprendizagem Significativa. A proposta ...