Navegação Ensino de Matemática por Autor "Notare, Márcia Rodrigues"
Resultados 1-12 de 12
-
Aprendizagem de tópicos de uma geometria em ambiente logo : uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental
Pereira, Flávia de Ávila (2013) [Dissertação]Este trabalho apresenta uma proposta didática desenvolvida em uma escola da Rede Adventista de Educação no município de Cachoeirinha, que utilizou a linguagem LOGO em aulas de Matemática. O experimento prático, realizado ... -
Aprendizagem significativa de equações do primeiro grau : um estudo sobre a noção de equivalência como conceito subsunçor
Hummes, Viviane Beatriz (2014) [Dissertação]Este trabalho tem a finalidade de apresentar uma proposta de estudo que procura analisar se a compreensão da noção de equivalência é um conceito subsunçor necessário para a Aprendizagem Significativa de equações do primeiro ... -
Apropriação de tecnologias digitais : formação continuada com professores de matemática
Peres, Evelize Martins Krüger (2015) [Dissertação]Este trabalho traz uma pesquisa sobre o processo de apropriação de tecnologia digital pelos professores de Matemática do município de Guaíba, inscritos no curso de formação continuada proposto para a realização desta ... -
Construção de objetos com movimento nas formas digital e não-digital : onde está a matemática?
Barchinski, Kellen Cardoso (2022) [Dissertação]O trabalho consiste em uma pesquisa que estuda as estratégias desenvolvidas por estudantes em construções digital e não-digital de protótipos de objetos com movimento. A pesquisa propõe a realização de experimento prático ... -
Explorando propriedades geométricas a partir de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica
Silveira, Priscila Ferreira (2020) [Dissertação]Essa pesquisa tem como foco analisar o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação, de cunho ... -
Gênese instrumental do GeoGebra 3D : um estudo no ensino médio normal/magistério
Bussolotto, Débora (2019) [Dissertação]Esta pesquisa descreve estudo realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio Normal/Magistério de uma instituição pública na cidade de Nova Prata/RS. A partir do estudo de conceitos básicos da Geometria Espacial, buscou-se ... -
Geogebra e isometrias : a ação de arrastar na construção de conceitos
Dickel, Marlei Tais (2019) [Dissertação]Neste trabalho, discute-se o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para a construção de conceitos de isometrias. Debate-se o papel da ação de arrastar na manipulação de atividades dinâmicas sobre isometrias com a ... -
Integração de mídias digitais no ensino de Geometria : um estudo com o oitavo ano do Ensino Fundamental
Vargas, Eliane Teixeira (2015) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma proposta de ensino de conceitos de Geometria integrando mídias digitais e recursos didáticos. O objetivo central do trabalho foi contribuir para o processo de aprendizagem de conceitos de ... -
Objetos digitais de aprendizagem e o desenvolvimento de habilitades especiais : um estudo de caso no 6º ano do Ensino Fundamental
Bernardes, Wagner César (2014) [Dissertação]Este trabalho aborda o estudo do desenvolvimento de habilidades espaciais, como rotação mental, percepção espacial e visualização espacial, utilizando-se de objetos digitais de aprendizagem nos alunos do Ensino Fundamental. ... -
Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio
Carlos, Marciane Linhares (2017) [Dissertação]Este trabalho traz uma pesquisa feita com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da região metropolitana de Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no ... -
Programando com Scratch no Ensino Fundamental : uma possibilidade para a construção de conceitos matemáticos
Corrêa, Bruno Silveira (2021) [Dissertação]A presente pesquisa propõe-se a analisar os impactos da programação no desenvolvimento de conceitos matemáticos e do pensamento computacional em âmbito escolar. A pesquisa foi desenvolvida com oito estudantes de 8º ou 9º ... -
Tracker Physics : objetos em movimento e registros de representação
Meister, Julio César (2016) [Dissertação]Esta pesquisa traz um estudo sobre a construção inicial dos conceitos de limites e taxa de variação, com alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Antônio de Castro Alves. Como metodologia utilizamos a perspectiva ...