Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLeite, Denise Balarine Cavalheiropt_BR
dc.contributor.authorBroilo, Cecilia Luizapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:41:29Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/4971pt_BR
dc.description.abstractA presente tese está centrada no estudo sobre a atuação pedagógica na universidade, buscando analisar o quanto essa ação qualifica ou (con)forma o trabalho docente, considerando três contextos: a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, do Brasil, a Universidad de La República – UDELAR, do Uruguai e a Universidade de Aveiro – UA, de Portugal. Faço o estudo apoiada nos paradigmas da investigação qualitativa a partir das dimensões: professores universitários, saberes dos professores, inovação pedagógica como prática de construção de conhecimento e atuação pedagógica; e das categorias de análise: professores enquanto intelectuais públicos e transformativos, construção do conhecimento e dos saberes pedagógicos dos professores, inovação pedagógica na educação universitária, interdisciplinaridade como possibilidade para inovação pedagógica, sala de aula como espaço de ruptura com o ensino tradicional, auto-investigação numa abordagem reflexiva e construtiva e reconceitualização do conceito de supervisão de atuação pedagógica na universidade. Nos diferentes contextos estudados foi possível perceber que a ação pedagógica na universidade, numa forma de atuação investigativa e numa dimensão de construção coletiva, deve ser garantida.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade do Vale do Rio dos Sinos.pt_BR
dc.subjectUniversidad de la República (Uruguai).pt_BR
dc.subjectUniversidade de Aveiro.pt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectInovação educacionalpt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectUruguaipt_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.title(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000417875pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples