Show simple item record

dc.contributor.advisorMoura, Ana Maria Mielniczuk dept_BR
dc.contributor.authorAlves, Ana Lídiapt_BR
dc.date.accessioned2012-08-21T01:35:47Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/54254pt_BR
dc.description.abstractAborda o incentivo à leitura proporcionada pela Biblioteca Comunitária Ilê Ará ao público infantil-juvenil. A contextualização teórica trata dos temas que envolvem bibliotecas comunitárias, bibliotecas públicas, usuários da informação em bibliotecas comunitárias e o incentivo à leitura. Tem como objetivo principal avaliar a atuação da Biblioteca Ilê Ará junto a crianças e adolescentes moradoras do entorno vinculadas ao ensino formal da Escola de Ensino Fundamental Morro da Cruz especialmente no que se refere às atividades de incentivo á leitura. Adota a metodologia qualitativa, utilizando o estudo de caso. Para a coleta de dados, fez uso de dois questionários aplicados consecutivamente a bibliotecária e aos alunos de 10 a 14 anos estudantes da Escola de Ensino Fundamental Morro Cruz. Analisa os dados coletados a partir das falas dos sujeitos com embasamento na literatura da área. Conclui que os programas de incentivo à leitura estão proporcionando mudanças na mentalidade da população moradora do Morro da Cruz em relação à leitura fazendo com isso uma maior interação ao desenvolvimento individual, cultural e social.pt_BR
dc.description.abstractDiscusses reading incentive provided by the Community Library Ilê Ará to children and youth. The theoretical context deals with issues involving community libraries, public libraries, Users of information in libraries and community reading incentive. Its main objective is to evaluate the performance of the Library Ilê Ará with children and adolescents living in the vicinity linked to formal teaching of Morro Elementary School Cross in particular as regards the activities will encourage reading. It adopts a qualitative methodology using the case study. For data collection, made use of two questionnaires applied consecutively to the librarian and students aged 10 to 14 students from Morro Elementary School Cross. Analyzes data collected from the speech of individuals with basement in the literature. Concludes that reading incentive programs are providing changes in the mentality of the population living in Morro da Cruz in relation to reading doing that with this there is a greater interaction in individual development, cultural and social.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunity libraryen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReading incentiveen
dc.subjectBiblioteca comunitáriapt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectAdolescentsen
dc.titleIncentivo à leitura : estudo de caso da biblioteca comunitária Ilê Ará e seus projetos de fomento para com as crianças e adolescentes da comunidade do Morro da Cruzpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000855772pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record