Navegação Educação por Autor "Baptista, Cláudio Roberto"
Resultados 41-58 de 58
-
Maud Mannoni e a educação : as mutações de um impossível
Silva, Iranice Carvalho da (2003) [Dissertação]O presente estudo teve como objetivo central a investigação dos pressupostos pedagógicos presentes na obra da psicanalista Maud Mannoni(1923-1998), a partir de suas concepções sobre o diálogo psicanálise e educação, dos ... -
Modos de ser e de aprender na escola : medicalização (in)visível?
Christofari, Ana Carolina (2014) [Tese]O objetivo da tese é analisar os discursos que compõem os registros escolares de alunos que frequentam um serviço de Atendimento Educacional Especializado, problematizando como são produzidos os modos de ser e aprender ... -
Narrativas e percursos escolares de jovens e adultos com deficiência : "Isso me lembra uma história!"
Haas, Clarissa (2013) [Dissertação]A presente pesquisa analisa a interlocução entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Especial, por meio da construção de narrativas associadas às trajetórias de vida de três jovens com deficiência, matriculados ... -
A política de educação especial, a perspectiva inclusiva e a centralidade das salas de recursos multifuncionais : a tessitura na rede municipal de educação de Vitória da Conquista (BA)
Santos, Kátia Silva (2012) [Tese]Este estudo teve como objetivo compreender as configurações assumidas pela atual Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, na Rede Municipal de Educação de Vitória da Conquista (BA), dando ... -
A política de educação especial no Brasil entre os anos 1994 e 2016 : desafios e perspectivas de garantia do direito à educação
Souza, Juliana dos Anjos de (2021) [Dissertação]Este trabalho tem como objetivo geral analisar a política de educação especial no Brasil de 1994 a 2016, assim como os movimentos que constituem essa trajetória, tendo em vista compreender de que forma esses movimentos ... -
A política nacional de educação especial na perspectiva da Educação inclusiva (2007-2018) : desafios para a constituição de Sistemas educacionais inclusivos no Brasil
Delevati, Aline de Castro (2021) [Tese]A presente tese investiga uma política pública de educação que alterou a perspectiva historicamente associada à escolarização das pessoas com deficiência no Brasil: a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva ... -
As políticas de educação especial na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre : 1989-2000
Santos Junior, Francisco Dutra dos (2002) [Dissertação]A presente investigação teve como objetivo a análise do processo de estabelecimento de Políticas de Educação Especial na Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre, no período compreendido entre 1989 e 2000. Trata-se ... -
Políticas de inclusão escolar : o contexto do município de Capão da Canoa - RS (2007- 2018)
Marquet, Mônica Grazieli (2018) [Dissertação]A presente pesquisa teve por objetivo investigar a trajetória de implementação das políticas de inclusão escolar direcionadas aos alunos público-alvo da educação especial, assim como seus possíveis resultados na organização ... -
O privado e o especial : análise de um recorte do atendimento educacional de alunos com necessidades educativas especiais na rede privada do Rio Grande do Sul
Abreu, Daniela de Moraes Garcia de (2002) [Dissertação]Esta dissertação analisa o atendimento educacional de alunos com necessidades educativas especiais na rede privada de ensino do Rio Grande do Sul. Buscou-se, prioritariamente, identificar os dispositivos legais que orientam ... -
Processos de estigmatização e contornos da deficiência : olhar para o cinema, olhar para as (im)possibilidades de ser
Farina, Bárbara Cristina (2012) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo a análise dos processos de estigmatização que limitam os espaços de pertencimento e a possibilidade de adultecer dos sujeitos com deficiências considerados desviantes, dando visibilidade ... -
Processos de identificação e diagnóstico : os alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado
Bridi, Fabiane Romano de Souza (2011) [Tese]O objetivo central desta pesquisa foi o de conhecer como os processos de identificação e diagnóstico dos alunos com deficiência mental, no contexto do Atendimento Educacional Especializado, têm sido produzidos. Na análise, ... -
A reconfiguração da educação especial e os espaços de atendimento educacional especializado : análise da constituição de um centro de atendimento em Cachoeirinha/RS
Viegas, Luciane Torezan (2014) [Tese]O presente estudo teve como objetivo compreender o processo de reconfiguração das proposições que vinculam a educação especial e a educação regular dos alunos com deficiência, considerando os contextos, os espaços decisórios ... -
A SIR chegou... : Sala de Integração e Recursos e a inclusão na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Tezzari, Mauren Lúcia (2002) [Dissertação]A presente investigação tem como objetivo realizar um estudo a respeito da Sala de Integração e Recursos (SIR), analisando seu papel na garantia da permanência e educabilidade dos alunos com necessidades educativas especiais, ... -
Subjetividade, formação e educação especial : histórias de vida de professoras
Rozek, Marlene (2010) [Tese]Este trabalho tem como tema o estudo da subjetividade e o processo de formação do professor de alunos que apresentam deficiências. Pretendeu-se compreender os movimentos e percursos do processo de formação pessoal e ... -
Sujeitos com autismo em relações : educação e modos de interação
Marocco, Vanessa (2012) [Dissertação]Este estudo teve como objetivo compreender os modos de interação de sujeitos com autismo, a partir de uma perspectiva autopoiética. A partir desta perspectiva, de autoproduzir-se, pensou-se mostrar as relações que constituíram ... -
Sujeitos com deficiência no ensino superior : vozes e significados
Rossetto, Elisabeth (2009) [Tese]Este estudo traz como temática central a inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior. Para tanto, buscou-se compreender as singularidades da trajetória pessoal e aquelas relativas à escolarização de pessoas com ... -
O tradutor/intérprete de libras em contextos de inclusão escolar : perspectivas em uma rede municipal do rio grande do sul
Suzana, Elisama Rode Boeira (2014) [Dissertação]A presente pesquisa propõe uma análise acerca de questões relativas à escolarização de alunos surdos e aos apoios especializados, tendo como questão central: qual tem sido o espaço pedagógico, considerando suas potencialidades ... -
Viagem a "Mojave-Óki!" : a trajetória na identificação das altas habilidades/superdotação em crianças de quatro a seis anos
Vieira, Nara Joyce Wellausen (2005) [Tese]O objetivo do presente estudo foi analisar o processo de identificação das altas habi-lidades/superdotação em crianças da faixa etária de quatro a seis anos, consideran-do-se uma concepção de inteligência que evidencie ...