Browsing Education by Author "Veit, Laetus Mário"
Now showing items 1-10 of 10
-
Ação comunicativa & educação indígena intercultural e emancipatória : encontro entre dois mundos possíveis?
Travessini, Neodir Paulo (2011) [Thesis]Nossa pretensão nesta tese consiste em melhor compreender as complexas interações interétnicas estabelecidas entre sujeitos/atores sociais vinculados a tradições socioculturais distintas: a modernidade com sua razão ... -
O discurso pedagógico da modernidade entre a metafísica e a crítica da razão : a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela teoria da ação comunicativa
Oliveira, Rogel Esteves de (2002) [Dissertation]"O discurso pedagógico da modernidade entre a metafisica e a crítica da razão: a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela Teoria da Ação Comunicativa" é uma pesquisa teórica, dentro da filosofia da educação, ... -
Educação estética : uma ponte entre Schiller e Habermas
Isse, Rosemeri (2007) [Dissertation]A presente dissertação investiga o conceito de educação estética – como prática educativa propositiva – depreendida da análise (comparativa) da relação entre a concepção schilleriana e habermasiana da razão estética e do ... -
Educação filosófica, crítica!? : a filosofia como disciplina do currículo de 2º grau
Bessa, Dante Diniz (1997) [Dissertation]A filosofia esteve ausente dos currículos de 2° grau das escolas brasileiras durante quase todo o período da ditadura pós golpe de 1964, que se estendeu dali até os anos 80. Com a abertura política, os professores realizaram ... -
Educação, modernidade e a problemática do sentido : uma leitura a partir de Habermas
Lima, João Francisco Lopes de (2002) [Dissertation]A dissertação de mestrado denominada Educação, modernidade e a problemática do sentido: uma leitura a partir de Habermas pretende contribuir com uma reflexão sobre a problemática da crise de sentido da educação moderna. ... -
A educação para a autonomia em Immanuel Kant e Paulo Freire
Zatti, Vicente (2007) [Dissertation]O conceito iluminista de autonomia, que adquire centralidade em Kant, foi essencial para o desenvolvimento da sociedade e da educação desde a modernidade. Kant propôs uma educação a partir da metafísica da subjetividade ... -
Habermas e a educação : uma contribuição crítica à formação científica
Bolzan, José (2010) [Thesis]O presente trabalho, cujo objeto visa tematizar o unilateralismo cientificista que vigora no ensino universitário, enseja articular propostas que oportunizem a recuperação do caráter crítico-reflexivo da formação cientifica ... -
Para que(m) é útil o nosso ensino de química?
Chassot, Attico Inácio (1994) [Thesis]Resumo não disponível -
A questão da educação no contexto da modernidade e da civilização indígena
Travessini, Neodir Paulo (2002) [Dissertation]O presente trabalho apresenta algumas reflexões, de inspiração nos Estudos Culturais, a partir de análise textual de vozes indígenas, sobre os atuais dilemas da escola indígena em aldeias Paresi de Tangará da Serra-MT, ... -
Racionalidade comunicativa e educação : um estudo sobre o pensamento de Jürgen Habermas enfatizando a formação da competência interativa como aprendizado da razão comunicacional
Bolzan, José (2002) [Dissertation]A presente dissertação tem como propósito, a partir do estudo e apropriação reflexiva da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, identificar espaços alternativos no ambiente escolar através dos quais possamos ...