Navegação Educação por Autor "Baptista, Cláudio Roberto"
Resultados 21-40 de 58
-
Educação especial e educação infantil : uma análise de serviços especializados no Município de Porto Alegre
Benincasa, Melina Chassot (2011) [Dissertação]O presente estudo teve como objetivo analisar a constituição do atendimento educacional especializado em educação especial para crianças da Educação Infantil. Para tanto, procurei descrever como se configuram esses serviços ... -
Educação especial em Moçambique : uma análise das políticas públicas 1998-2019
Silva, Delfina Benjamim Massangaie da (2021) [Tese]O presente estudo teve como objetivo analisar a configuração das políticas educacionais relativas à educação especial em Moçambique, considerando as iniciativas da gestão pública no sentido da constituição do plano normativo, ... -
Educação especial e trajetórias escolares : uma análise de escolas especiais no cenário brasileiro
Strasburg, Raquel Bobsin (2023) [Dissertação]A presente pesquisa tem o objetivo de analisar as escolas especiais no cenário brasileiro, buscando identificar quais dinâmicas têm sustentado a manut enção dessas instituições e quais são as configurações existentes ao ... -
Educação especial na Colômbia : uma análise da Política Pública relativa à deficiência em Bogotá (2000 - 2014)
Montaño, Esli Maria Monterrosa (2016) [Dissertação]A presente investigação tem como objetivo analisar os processos de formulação e implementação da política pública relativa à deficiência na cidade de Bogotá, com especial ênfase nos acontecimentos históricos e ações do ... -
Educação especial no Rio Grande do Sul: uma análise da oferta e das políticas educacionais no período de 1988 a 2002
Viegas, Luciane Torezan (2005) [Dissertação]A presente investigação tem como objetivo a análise das políticas públicas por meio da estimativa de demanda, da oferta, dos documentos orientadores divulgados pelos órgãos estaduais responsáveis pela efetivação do direito ... -
Educação infantil e atendimento educacional especializado : configurações de serviços educativos no Brasil e na Itália
Meirelles, Melina Chassot Benincasa (2016) [Tese]O presente estudo teve como objetivo analisar o atendimento educacional especializado oferecido às crianças com deficiência na educação infantil. Trata-se de um universo investigativo que favoreceu alguns questionamentos: ... -
Educação, surdez e identidades : uma análise sobre perspectivas teóricas e processos de invenção
Soares, Carlos Henrique (2017) [Tese]A presente pesquisa tem como objetivo central analisar e discutir a educação associada à surdez e à deficiência auditiva, levando em consideração a existência de polarizações que se expressam nas perspectivas teóricas ... -
Escolarização, surdez e ensino médio : espaços institucionais e percursos escolares no estado do Rio Grande do Sul
Zwick, Lidiane Barreto Alves (2020) [Dissertação]O presente estudo tem como objetivo central analisar a escolarização de estudantes com surdez e com deficiência auditiva, considerando os espaços institucionais e os percursos escolares no Estado do Rio Grande do Sul, tendo ... -
Família, criança, classe especial : um estudo sobre as dimensões da violência simbólica
Baptista, Cláudio Roberto (1988) [Dissertação]O objetivo básico deste trabalho foi a investigação da condição vivencial e afetiva de crianças com problemas de aprendizagem e/ou ajustamento, atendidas em classes especiais (para deficientes mentais educáveis). Essa ... -
Formação continuada e educação especial : a experiência como constitutiva do formar-se
Silva, Mayara Costa da (2015) [Dissertação]A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar os possíveis elos entre formação de professores, pesquisa acadêmica e contextos de inclusão escolar na Educação Básica, considerando predominantemente a educação ... -
Formação de professores de educação especial no Brasil : percursos formativos
Marquet, Mônica Grazieli (2024) [Tese]A presente pesquisa, ao considerar a diversidade de trajetórias possíveis para a formação de professores de Educação Especial no Brasil e as atuais demandas nos sistemas de ensino, tem como principal objetivo analisar como ... -
Gregory Bateson e a educação : possíveis entrelaçamentos
Pistóia, Lenise Henz Caçula (2009) [Tese]A presente tese tem como objetivo apresentar as reflexões de uma pesquisa de caráter teórico que analisou os nexos entre a educação como área de conhecimento e a epistemologia desenvolvida por Gregory Bateson chamada de ... -
Horizontes de uma escola : delineando possibilidades de identificação/diferenciação de processos inclusivos e qualidade em educação
Salengue, Maria Clara Soares (2008) [Tese]Esta tese apresenta a análise de um estudo de caso de tipo etnográfico realizado em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Pelotas – RS. Objetiva acessar as características que identificam/diferenciam essa escola e a ... -
Identificação precoce de sinais de risco de autismo : o risco do risco
Oliveira, Aniê Coutinho de (2017) [Tese]O presente estudo teve como objetivo analisar e discutir a identificação precoce de sinais de risco de autismo. Caracterizada como uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, a investigação realiza uma análise da ... -
Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação
Müller, Silvia Ambrósio Pereira (2005) [Dissertação]O objetivo da presente pesquisa foi analisar o uso de recursos digitais em uma escola pública estadual, em Minas Gerais, identificando as implicações na ação pedagógica e na dinâmica institucional. Procurou-se dar ênfase ... -
Inclusão e universidade : análise de trajetórias acadêmicas na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Pereira, Marilú Mourão (2007) [Dissertação]Essa pesquisa aborda a inclusão, no Ensino Superior, a partir de um estudo relacionado a alunos com deficiência, que ingressaram pelo sistema de cotas, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, no período de 2002 a ... -
Inclusão, surdez e ensino médio : perspectivas e possibilidades para o atendimento educacional especializado
Soares, Carlos Henrique Ramos (2011) [Dissertação]Com o intuito de ampliar as reflexões sobre a variabilidade de opções pedagógicas que podem ser disponibilizadas aos alunos surdos no ensino comum, o trabalho desenvolvido nesta dissertação de mestrado tem como objetivo ... -
Infância em cena : um estudo sobre o cotidiano de crianças de classes populares, com necessidades educativas especiais
Sulzbach, Raquel Alvarez (2003) [Dissertação]A presente pesquisa tem como objetivo apresentar as reflexões em relação ao cotidiano da infância de alunos com necessidades educativas especiais em processo de integração escolar, que freqüentam uma das Salas de Integração ... -
A literatura infanto-juvenil 'nas águas' da inclusão escolar : navegar é preciso
Real, Daniela Corte (2009) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo a análise da literatura infanto-juvenil em língua portuguesa com destaque para os livros que trazem como personagens de suas narrativas sujeitos com deficiência, a partir da perspectiva ... -
O lugar das diferenças e a configuração dos espaços escolares
Souza, Fabiane Romano de (2004) [Dissertação]O presente trabalho investigou o espaço das turmas de progressão/turmas diferenciadas no contexto da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, tendo como objetivo conhecer de que forma esses espaços vêm se caracterizando ...