Navegação Educação por Data do documento
Resultados 81-100 de 2434
-
Seletividade escolar : uma questão de conscientização?
(1991) [Dissertação]O presente estudo teve por objetivo investigar de que forma os segmentos pedagógicos e técnicos da escola (Serviço de Supervisão Escolar (SSE), Serviço de Orientação Escolar (SOE), e professores de sala de aula) atuam como ... -
O ensino e aprendizagem matemática : uma intervenção construtivista
(1991) [Dissertação]Este estudo, embasado em práticas educativas construídas mediante interações em diferentes realidades, visa buscar meios para a superação de defasagens cognitivas do sujeito epistêmico adulto. Considerando as pesquisas com ... -
A educação no Rio Grande do Sul sob o castilhismo
(1991) [Tese]No Rio Grande do Sul, durante a República Velha, houve domínio de um único partido político: o Partido Republicano Rio-Grandense. Este partido adotava como diretriz ideológica, a doutrina positivista sob a interpretação ... -
Lecto-escrita e autonomia na pré-escola
(1991) [Dissertação]Este estudo é a resposta concreta de um posicionamento e de uma pratica que afirma que a educação pré-escolar pode ser transformadora, de modo a constituir-se a criança em um agente da construção do seu próprio conhecimento. ... -
As agências educativas paralelas do campo popular e a formação da consciência de classe dos trabalhadores
(1991) [Dissertação]Como relação interativa com a realidade, o conhecimento tem seus processos de criação e difusão no centro das disputas sociais. As práticas educativas que estruturam tais processos, sendo assim, são práticas interessadas. ... -
A construção de um caminho coletivo : professores de escolas particulares e Sinpro/RS
(1991) [Dissertação]O objetivo desta dissertação é estudar a constituição dos professores de escolas particulares do Rio Grande do Sul enquanto um sujeito coletivo, a partir de meados da decada de 80, através da sua participação em movimentos ... -
Vocações para as mulheres: o cotidiano de uma escola religiosa de formação de professoras(es)
(1991) [Dissertação]Este é um trabalho sobre a educação de mulheres no interior de uma escola religiosa de formação de professoras (es): a Escola Normal Espírito Santo (ENES), localizada na Região da Campanha - cidade de Bagé. Num recorte que ... -
Representação infantil e a educação pré-escolar : uma pesquisa de intervenção
(1991) [Dissertação]A presente pesquisa baseou-se, em primeiro lugar, nos estudos de Piaget acerca da representação infantil. Tais estudos deixam clara a importância que o desenvolvi mento do pensamento representativo característico da criança ... -
A educação de professores de ciências : uma investigação da trajetória de profissionalização de bons professores
(1991) [Tese]O objetivo da presente pesquisa foi investigar como ocorre a educação e profissionalização de um bom professor. Constituíram a amostra quinze professores, especialistas em uma das seguintes áreas: Física, Química, Biologia, ... -
O processo de alfabetização e o folclore infantil : o caso de três alfabetizadoras de uma escola municipal de Campina Grande, PB
(1992) [Dissertação]Tivemos como objetivos identificar os fundamentos teórico metodológicos que orientam as práticas alfabetizadoras e compreender quais são e como os rituais constituintes do folclore infanil se apresentam no processo de ... -
Escola e produção de subjetividade
(1992) [Tese]O eixo central desta tear reside na investigação da (des)construção da subjetividade no processo de escolarização. Ela representa uma denúncia e um anúncio na produção e projeção de um novo paradigma, embutido na proposta ... -
A escolha profissional na adolescência : história de uma opção
(1992) [Dissertação]A escolha profissional na adolescência: história de uma opção é um estudo que tem como objetivo investigar a contribuição das instituições educacionais no processo de construção da identidade. A população escolhida para ... -
Construtivismo na escola pública : (re)construções de conhecimentos e práticas de professoras alfabetizadoras
(1992) [Dissertação]O propósito desta pesquisa está em agir comprometidamente para a construção de uma sociedade igualitária, pela transformação da ação da escola, no que esta tem de intervenção histórica possível para a qualificação da ... -
A ação do psicólogo na escola : desafios e contradições
(1992) [Dissertação]Examina-se aqui a pratica do psicólogo na escola, suas contradições e desafios atuais, bem como as produções que sustenta a nível de saber, dos indivíduos e suas relações. Também procura-se identificar os movimentos ... -
A formação do professor de ciências e os programas de saúde de 5ª a 7ª séries do 1º grau
(1992) [Dissertação]Nessa problema de pesquisa abordou a prática das professores da disciplina de Ciências Físicas e Biológicas em relação à educação em saúde. Preocupado nos em estudar o modo como estes prafessares desenvolvem os conteúdos ... -
O vôo da águia que quase virou galinha: o educativo do projeto de desenvolvimento "Grupos de vizinhança"
(1992) [Dissertação]Resumo não disponível. -
Educação artística e conhecimento da realidade
(1992) [Dissertação]Este estudo teve por objetivo desvelar as possíveis relações entre, consciência de mundo e a natureza do ensino de Educação Artítica em diferentes niveis sócio-culturais, bem como situar as formas de representação visual ... -
Operação e cooperação : bases epistemológicas do processo educacional das séries iniciais
(1992) [Dissertação]Este trabalho defende a necessidade e possibilidade transformar a prática escolar, reprodutiva e autoritária, prática reflexiva e solidária, destacando as implicações inerentes nesse processo de transformação. Relata-se ... -
Estudar e/ou trabalhar: ser aluno-trabalhador é possível?
(1992) [Dissertação]A presente dissertação relata as principais análises e conclusões referentes a uma pesquisa realizada numa escola pública de 1º grau - ensino regular noturno de 5ª a 8ª série, onde se priorizaram e se privilegiaram como ... -
Conventos femininos : (re)formas de subjetivação (poderes, saberes e fazeres)
(1993) [Dissertação]Este estudo nasceu da preocupação em compreender como se dá a construção da subjetividade feminina no interior de um convento Analiso assim, as formas de preparação e interação daquelas que optaram em seguir a vida religiosa, ...