Navegação Educação por Autor "Barbosa, Maria Carmen Silveira"
Resultados 1-20 de 42
-
Artesanias docentes na educação infantil : fios que tecem o fazer pedagógico na pré-escola
Machado, Niqueli Streck (2023) [Tese]Este estudo, realizado a partir de uma investigação narrativa, de cunho qualitativo, teve como estratégia de produção de dados o Grupo Focal, constituído por nove professoras de pré-escola, de escolas públicas e privadas ... -
Barulhar : a escuta sensível da música nas culturas da infância
Lino, Dulcimarta Lemos (2008) [Tese]A presente tese escutou sensivelmente a música da infância na escola. Dentro de uma abordagem etnográfica, no campo da Sociologia da Infância, a investigadora viveu a rotina lúdica de um grupo de crianças da Educação ... -
Bebês em suas experiências primeiras : perspectivas para uma escola da infância
Vargas, Gardia Maria Santos de (2014) [Tese]A presente tese aborda a educação desde uma perspectiva que remete à responsabili - dade que assumimos por esse mundo em que vivemos, tendo em vista os novos seres que a ele chegam. O estudo aborda questões ligadas aos ... -
'Os bebês estão por todos os espaços!' : um estudo sobre a educação de bebês nos diferentes contextos de vida coletiva da escola infantil
Gobbato, Carolina (2011) [Dissertação]Esta dissertação apresenta um estudo que tem como tema a educação dos bebês nos espaços da escola infantil. A pesquisa parte da problematização da invisibilidade e do não-lugar que caracteriza os berçários brasileiros ... -
Bebês produzem música? o brincar-musical de bebês em berçário
Correa, Aruna Noal (2013) [Tese]A pesquisa de doutorado apresenta como tema a educação musical de bebês, a partir do entrelaçamento entre os bebês, a pedagogia da creche italiana, a educação musical de bebês e sua exploração sonoro-musical cotidiana no ... -
Bricolagens didáticas da docência na pré-escola : diálogos éticos, estéticos e políticos
Silva, Nicole Rebeca Cerbaro (2023) [Dissertação]Esta dissertação, situada na Linha de Pesquisa dos Estudos Sobre Infâncias, apresenta uma investigação acerca da reverberação de sentidos (BAKHTIN, 2003) oriunda do encontro plurivocal, dialógico e semiótico de um grupo ... -
Colecionando pequenos encantamentos... a documentação pedagógica como uma narrativa peculiar para e com crianças bem pequenas
Simiano, Luciane Pandini (2015) [Tese]A presente tese de Doutorado tem por tema a Educação Infantil. Por foco, o processo de documentação pedagógica: como se elege o documentado? Como são narradas, descritas, interpretadas, construídas tais documentações? Quais ... -
Com a palavra a palavra : escutar crianças e adultos em convívio poético
Fronckowiak, Angela Cogo (2013) [Tese]O estudo examina o vínculo entre a experiência oral de textos literários e a produção de textos escritos por crianças em fase de alfabetização, do 2º ano do Ensino Fundamental, de uma escola de Educação Básica em Santa ... -
As crianças bem pequenas na produção de suas culturas
Pereira, Rachel Freitas (2011) [Dissertação]A presente dissertação centra-se no estudo das relações que as crianças bem pequenas, com idade entre um ano e meio a dois anos e meio estabelecem entre si. O objetivo é analisar os processos de organização de um grupo de ... -
Crianças bem pequenas no cotidiano da escola : tecendo relações entre participação e interesses de aprendizagem
Vasconcelos, Queila Almeida (2015) [Dissertação]Essa investigação busca evidenciar as ações e os interesses de aprendizagem das crianças bem pequenas, articulando-os à possibilidade de promover a participação infantil no planejamento e organização do cotidiano escolar. ... -
“As crianças são as verdadeiras anarquistas” : sobre decolonialidade e infâncias.
Coelho, Olivia Pires (2017) [Dissertação]As crianças são as verdadeiras anarquistas”? Que peso tem uma “verdade” sobre as crianças? Para ilustrar essa dissertação, questionamos uma “verdade” pichada em um muro. Porque as verdades sobre as crianças estão em todos ... -
De mãos dadas com as crianças pequenas pelos espaços da escola : interações, brincadeiras e invenções
Simões, Eleonora das Neves (2015) [Dissertação]Este estudo investiga como as crianças, na convivialidade com os adultos e outras crianças, significam os espaços da escola de educação infantil. Buscou-se também identificar os protagonismos das crianças pequenas na ... -
Diálogos necessários entre a educação infantil e o ensino fundamental : construindo intersecção na transição
Lemes, Raquel Karpinski (2022) [Tese]Esta pesquisa objetivou investigar os processos de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental-Anos Iniciais, buscando compreender como o processo de transição entre as etapas educacionais estão sendo ... -
Diálogos sobre educação infantil e didática : por entre distanciamentos e aproximações
Gobbato, Carolina (2019) [Tese]Esta tese tem como objetivo compreender as relações estabelecidas entre Educação Infantil e Didática, problematizando-as e ampliando-as por meio da interlocução com pesquisadores brasileiros e italianos. Para tanto, a ... -
Direitos de aprendizagem na educação infantil : narrativas da experiência de uma professora no desenvolvimento de uma orientação curricular
Pecoits, Sariane da Silva (2021) [Tese]Essa tese tem como problemática a interpretação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em ações práticas, evidenciando as possibilidades de articulação entre tal normativa e os pressupostos das pedagogias da infância. ... -
Do olhar que convoca ao sorriso que responde : possibilidades interativas entre bebês
Camera, Hildair Garcia (2006) [Dissertação]Com o objetivo de investigar as possibilidades interativas de bebês entre si, como constroem suas preferências, e quais meios de expressão utilizam para se comunicar, a presente pesquisa buscou identificar as possíveis ... -
Encontros, cantigas, brincadeiras, leituras : um estudo acerca das interações dos bebês, crianças bem pequenas e o objeto livro numa turma de berçário
Guimarães, Rosele Martins (2011) [Dissertação]O presente estudo trata de uma investigação acerca da prática pedagógica com crianças menores de dois anos, tendo como foco de atenção as interações dos bebês e das crianças bem pequenas com o objeto livro. O objetivo foi ... -
Encontros entre música e pedagogia : compondo juntos uma convivência estético-poética na educação infantil
Bourscheid, Clarice de Campos (2019) [Tese]Este estudo apresenta a intenção de pensar e fazer (SENNETT, 2012), escutar e compor, aprendendo junto, possibilidades de uma convivência musical na educação infantil, a partir de uma proposta de formação continuada com ... -
Eu gosto de brincar com os do meu tamanho!: culturas infantis e cultura escolar - entrelaçamentos para o pertencimento etário na instituição escolar
Fernandes, Cinthia Votto (2008) [Dissertação]Este estudo consiste em uma pesquisa qualitativa cuja proposta foi investigar como as crianças, em suas interações, produzem significados em relação ao seu pertencimento a um grupo etário e com outro grupo de idade na ... -
Eu não te confesso, mas um dia você vai saber o que é uma escola : escolarização, infância e experiência
Fernandes, Susana Beatriz (2009) [Tese]Esta tese analisa um conjunto de textos produzidos por crianças, alunos e alunas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas públicas, localizadas em Porto Alegre e região metropolitana. Ao propor compreender o ...