Navegação Educação por Autor "Farenzena, Nalú"
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Afinal de contas, é possível responder quanto custa uma educação infantil de qualidade? : uma pergunta que leva a muitas outras
Bernardo, Gertrudes Angélica Vargas (2007) [Dissertação]Esta pesquisa aborda aspectos importantes para os estudos sobre a relação entre os custos educacionais e a qualidade da educação. O objetivo é oferecer subsídios para uma reflexão sobre os custos de uma educação infantil ... -
A afirmação do direito ao ensino médio no ordenamento constitucional-legal brasileiro : uma construção histórica
Marchand, Patrícia Souza (2006) [Dissertação]Esta pesquisa objetivou verificar como foi construída a afirmação do direito ao ensino médio no ordenamento constitucional-legal brasileiro desde o final do período imperial até a década de 90 do século XX. Para isto, ... -
Uma análise comparada das políticas de alimentação escolar na Bolívia, no Brasil e no Chile
Bittencourt, Jaqueline Marcela Villafuerte (2011) [Tese]Os programas de alimentação escolar na América Latina são políticas sociais públicas cujos objetivos e benefícios são múltiplos. Essas ações foram adquirindo o formato intersetorial na medida em que atendem às preocupações ... -
Uma análise do programa escola 10 como política pública educacional para o estado de Alagoas
Silva, Wellyngton Chaves Monteiro da (2021) [Tese]O tema desta Tese é a implementação do Programa Escola 10, de Alagoas, um pacto pela educação, de iniciativa do governo estadual, unindo estado e municípios, e que objetiva garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes, ... -
Uma avaliação da efetividade do Programa de Alimentação Escolar no Município de Guaíba
Bittencourt, Jaqueline Marcela Villafuerte (2007) [Dissertação]Trabalhar pela defesa de uma escola pública, gratuita e de qualidade requer, entre outros requisitos, entender como as políticas governamentais interferem neste meio. Um requisito é realizar avaliações que retratem pontos ... -
Avaliação da política pública "Programa Mais Educação" em escolas de ensino fundamental da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
Mosna, Rosa Maria Pinheiro (2014) [Tese]Esta tese se insere no campo da avaliação de política pública e com esse escopo faz a avaliação da implementação da política do governo federal denominada “Programa Mais Educação” que se propõe a ser um indutor da ampliação ... -
Burocracia na administração da escola pública brasileira
Farenzena, Nalú (1990) [Dissertação]A partir da década de setenta, no Brasil, são empreendidas reformas no âmbito da educação, compreendendo modificações na organização, funcionamento e administração do sistema educacional. Essas modificações se dão num ... -
Carreira e remuneração docentes: a Rede Estadual do Rio Grande do Sul e a Rede Municipal de Porto Alegre em foco
Trein, Laura Dexheimer (2020) [Dissertação]O estudo discute a carreira e remuneração docentes, compreendidas como elementos essenciais para o alcance da profissionalização e valorização da categoria, na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul (REE/RS) e na ... -
Cidadania, diversidade e educação inclusiva : um diálogo entre a teoria e a prática na rede pública municipal de Manaus
Matos, Maria Almerinda de Souza (2008) [Tese]Esta pesquisa investiga como a Rede de Ensino Municipal de Manaus tem buscado garantir a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, prevendo formas de acompanhamento do processo ... -
Construcciones discursivas sobre la escuela en contextos de desigualdad : análisis del caso uruguayo con foco en las políticas escuelas de tiempo completo y aprender
Gruzman, Camila Alejandra Falkin (2020) [Dissertação]La presente investigación se inscribe en el campo de los estudios sobre las relaciones entre la educación y la desigualdad social. En este marco, se centra en el análisis de los discursos que atraviesan y constituyen a la ... -
O controle social e público da gestão financeira da educação através dos conselhos municipais em Triunfo
Umann, Jorge Miguel Bonatto (2008) [Dissertação]A pesquisa discute as atividades dos conselheiros do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério e do Fundo de ... -
Custo aluno/ano e condições de qualidade em escolas do campo da rede estadual do Rio Grande do Sul
Frozza, Miguel de Oliveira (2017) [Dissertação]O objetivo da dissertação é analisar o custo-aluno/ano e as condições de qualidade em duas escolas do campo da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. As escolas visitadas se localizam na zona rural de Bento Gonçalves. ... -
Custo-aluno e condições tangíveis de oferta educacional em escolas públicas do Distrito Federal : (des)igualdades à flor da pele
Silva, Francisco José da (2010) [Tese]O objetivo deste trabalho é discutir (des)igualdades entre escolas de duas regiões administrativas do Distrito Federal, tendo como base o custo-aluno e as condições tangíveis de oferta educacional. Custo-aluno é definido ... -
Descentralização da oferta e financiamento educacional no Brasil e no Chile : implicações das reformas dos anos 1980 e 1990
Araujo, Emílio Luiz Pedroso (2005) [Dissertação]Esta dissertação pretende descrever e analisar as políticas de descentralização da oferta e financiamento da educação obrigatória realizadas no Chile e no Brasil durante os anos 1980 e 1990. A pergunta que provoca a ... -
A (des)valorização do magistério : uma análise sobre a profissionalização e a valorização do magistério a partir do estatuto do magistério público do Rio Grande do Sul de 1954 e da experiência da deputada Suely de Oliveira
Flôres, Taís Pereira (2018) [Dissertação]A profissionalização da docência, elemento partícipe dos processos de racionalização e modernização da escola e da sociedade, é entendida como um percurso sócio-histórico que apresenta como eixo a busca por um status social ... -
Direito à educação de jovens e adultos na tessitura das políticas públicas de financiamento
Cardoso, Caroline Cristiano (2018) [Dissertação]A presente dissertação tem como objetivo geral analisar as principais políticas de financiamento e oferta da EJA, na perspectiva de garantia do direito à educação, tendo em conta responsabilidades dos governos da União e ... -
Diretrizes da política de financiamento da educação básica brasileira : continuidades e inflexões no ordenamento constitucional-legal : 1987-1996
Farenzena, Nalú (2001) [Tese]O estudo enfoca as diretrizes da política de financiamento da educação básica brasileira, propugnadas ou estabelecidas no ordenamento constitucional-legal, no período compreendido entre os anos de 1987 a 1996, buscando ... -
Educação e poder legislativo : a contribuição da Câmara Municipal na formulação de políticas públicas de educação no município de Porto Alegre (2001-2008)
Barcellos, Jorge Alberto Soares (2013) [Tese]A pesquisa enfoca a contribuição da Câmara Municipal na formulação de políticas públicas de educação no município de Porto Alegre, no período de 2001 a 2008, que abrange o último governo da coligação liderada pelo Partido ... -
Educação e profissionalização no serviço público: a experiência da UFRGS com a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (2006-2019).
Andrade, Lucia Medeiros de (2020) [Dissertação]A interligação entre a educação e o mundo do trabalho é um fato muito presente nas instituições da atualidade. Este estudo foi desenvolvido no intuito de compreender um pouco mais essa conexão e a ação das políticas públicas ... -
Um estudo comparativo das trajetórias de afirmação do direito e de universalização da educação obrigatória no Brasil e Uruguai
Mathias, Fabiana Soares (2009) [Dissertação]O presente trabalho compara elementos, diferenças e semelhanças, na história da educação obrigatória brasileira e uruguaia, ao longo dos séculos XX a XXI, considerando estes dois países como territórios pertencentes ao ...