Listar Educación por autor "Leite, Denise Balarine Cavalheiro"
Mostrando ítems 1-20 de 32
-
Aprendizagem e consciência social na universidade
Leite, Denise Balarine Cavalheiro (1990) [Tesis]Este estudo visa compreender os significados individuais e sociais das aprendizagens (Planos da Metacognição e da Consciência Intencionada), que os estudantes fazem na Universidade, as dimensões de sua politização havidas ... -
Avaliação da comunicação universidade-sociedade : gestão de relacionamentos face aos agentes com influência
Nunes, Ana Karin (2012) [Tesis]Este estudo tem como objetivo analisar como a dimensão da Comunicação com a Sociedade está sendo avaliada pelas universidades comunitárias do Rio Grande do Sul, com vistas à proposição de um modelo teórico de avaliação ... -
Avaliação da qualidade do Sistema de Educação Superior Brasileiro em tempos de mercantilização : período 1994-2003
Bertolin, Julio Cesar Godoy (2007) [Tesis]Este estudo teve como objetivo elaborar uma proposta de indicadores para avaliação da qualidade do sistema de educação superior brasileiro e, com base nestes indicadores elaborados, medir e avaliar o desenvolvimento da sua ... -
Avaliação institucional : a experiência da UNEMAT : entrelaçando as vozes e tecendo os fios do silêncio
Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos (2002) [Tesis de maestría]Esta pesquisa aborda a experiência de avaliação realizada na e pela UNEMAT que tem legitimado, em sua prática, duas modalidades de avaliação: o PAIUNEMAT e o PROVÃO. A primeira, está sustentada pelos princípios do PAIUB e ... -
Caráter público e identidade acadêmica na educação superior : uma análise da diversificação institucional por meio do estudo de centros universitários
Caregnato, Célia Elizabete (2004) [Tesis]Esta tese interpreta o caráter das mudanças que ocorrem na educação superior a partir do processo de reformas iniciado nos anos 1990. O contexto dos acontecimentos é o das reformas políticas com dimensão globalizada. ... -
Ciência modo 2 e o ensino nas universidades do século XXI : mestrado profissional, redes e educação a distância
Giacomazzo, Graziela Fátima (2014) [Tesis]A sociedade vem, gradativamente, migrando de uma dinâmica homogênea para uma dinâmica heterogênea em termos de construção do pensamento científico e tecnológico em que tanto a Universidade quanto as Tecnologias de Informação ... -
Clínica nômade e pedagogia médica mestiça : cartografia de idéias oficiais e populares em busca de inovações à formação e à clínica médicas
Ferla, Alcindo Antônio (2002) [Tesis]A medicina moderna vem apresentando sinais de uma crise similar àquela do paradigma sociocultural da modernidade. Diversos componentes dessa crise são descritos na literatura e identificados na análise das práticas ... -
(Con)formando o trabalho docente : a ação pedagógica na universidade
Broilo, Cecilia Luiza (2004) [Tesis]A presente tese está centrada no estudo sobre a atuação pedagógica na universidade, buscando analisar o quanto essa ação qualifica ou (con)forma o trabalho docente, considerando três contextos: a Universidade do Vale do ... -
Co-responsabilidade acadêmico-administrativa : gestão da ordem e da desordem na universidade
Rodrigues, Francisco de Paula Marques (2003) [Tesis]O produto de algumas pesquisas em andamento, especialmente de estudos que se propõem a refletir sobre as conseqüências hegemônicas da globalização do capitalismo na Educação Superior, apontam para a disseminação de técnicas ... -
Currículos, pedagogia e avaliação em cursos de enfermagem e de direito : influências do discurso regulador geral e do discurso recontextualizador
Escott, Clarice Monteiro (2008) [Tesis]O presente estudo analisa a influência do Discurso Regulador Geral – DRG - e do Discurso Recontextualizador – DR - na organização dos currículos, da pedagogia e da avaliação no Curso de Enfermagem e no Curso de Direito do ... -
Decisões pedagógicas e inovações no ensino jurídico
Leite, Maria Cecília Lorea (2003) [Tesis]Este trabalho tem como enfoque central a relação entre currículo, conhecimento e poder. Insere-se no campo da Pedagogia Jurídica. Discute as decisões pedagógicas no Ensino Jurídico, na perspectiva de contribuir para a ... -
A diversificação curricular no curso de farmácia como expressão da indefinição do objeto farmacêutico
Montana, Miguel Medeiros (1995) [Tesis de maestría]Resumo não disponível -
Educação agrária no Brasil e na UFRGS : continuidades e rupturas
Braga, Ana Maria e Souza (1999) [Tesis]O presente trabalho analisa a manutenção/transformação das concepções de conhecimento e de sociedade, nos currículos de ciências agrárias, no Brasil e nos cursos de Veterinária e de Agronomia da UFRGS. Parte do pressuposto ... -
O ensino de Geografia na visão dos alunos secundaristas : limites presentes, desafios futuros
Kaercher, Nestor André (1995) [Tesis de maestría]Esta dissertação de mestrado procurou estudar como está o ensino de Geografia na escola pública. Buscou-se perceber quais os principais tipos de conteúdos e valores, enfim, quais linhas metodológicas e curriculares o ... -
Ensino jurídico com e para a ecologia de justiças e de direitos : por uma pedagogia jurídica reflexiva, crítica e focada nos direitos humanos
Petry, Alexandre Torres (2018) [Tesis]A presente tese trata da temática do ensino jurídico brasileiro. Constatando-se que o atual estágio desse ensino é inadequado para a realidade social, propõe-se uma nova prática de ensino jurídico. Inicialmente, estuda-se ... -
Exames nacionais e as "verdades" sobre a produção do professor de matemática
Lara, Isabel Cristina Machado de (2007) [Tesis]Este estudo tem o objetivo de analisar os instrumentos elaborados pelo MEC e seus pares para avaliar os cursos de graduação através de exames nacionais. Demonstra-se que diferentes estratégias de governação se operacionalizam ... -
Experiência inovadora em educação superior - PAI - Planejamento Agronômico Integrado : estudo de caso na UFRGS
Campos, Marcia Maciel de (2010) [Tesis de maestría]O presente trabalho trata do estudo de uma experiência de inovação pedagógica em educação superior. A experiência estudada foi à disciplina denominada PAI - Planejamento Agronômico Integrado, que é parte do currículo ... -
Formação continuada do professor da educação superior promovida por ações institucionais
Maraschin, Maria Lucia Marocco (2012) [Tesis]Nesta tese analisam-se programas e políticas de formação continuada (FC) para professores da educação superior, promovidos por duas universidades comunitárias do estado de Santa Catarina: Unochapecó e UNESC. O objetivo foi ... -
A formação inicial do professor pesquisador universitário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq e a prática profissional de seus egressos : um estudo de caso na Universidade do Estado da Bahia
Pires, Regina Celi Machado (2008) [Tesis]Esta tese versa sobre a formação inicial do professor pesquisador universitário com o objetivo de conhecer, analisar e explicar as contradições, harmonias, correspondências e diferenças existentes entre a formação inicial ... -
Inovação e cursos de Pedagogia EAD : os casos UCS e UFRGS
Morés, Andréia (2011) [Tesis]No presente estudo investigaram-se as inovações pedagógicas, científicas e tecnológicas presentes nos cursos de Pedagogia, na modalidade Educação a Distância (EaD) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade ...