Browsing Education by Author "Zitkoski, Jaime José"
Now showing items 1-20 of 32
-
Ações afirmativas na FACED/UFRGS : um estudo a partir dos alunos que acessam o LIES
Pretto, Flavio Luiz (2015) [Dissertation]A presente dissertação trata das Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa foi embasada na modalidade de pesquisa qualitativa que através da observação participante possibilitou a ... -
Ações afirmativas na UFRGS : racismo, excelência acadêmica e cultura do reconhecimento
Grisa, Gregório Durlo (2015) [Thesis]A presente tese trata das ações afirmativas no ensino superior, tendo como foco empírico pesquisado a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Configura-se em um estudo de caso institucional de caráter ... -
Assentamento Trinta de Maio : ações e contradições entre educação e trabalho em uma cooperativa de produção agropecuária
Hoff, Márcio (2010) [Dissertation]A pesquisa que deu origem à essa dissertação de mestrado está pautada na análise acerca da concepção de trabalho cooperativo para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e, na conseqüente implementação de uma ... -
Cidade educadora e juventudes : as políticas públicas e a participação dos jovens na cidade de Gravataí-RS
Wink, Ingrid (2011) [Dissertation]Nesta dissertação pesquisamos as mediações existentes entre o processo de participação/formação política dos jovens da cidade de Gravataí-RS e as políticas públicas voltadas à participação das juventudes, sustentadas na ... -
Cidades Educadoras : possibilidades de novas políticas públicas para reinventar a democracia
Morigi, Valter (2014) [Thesis]A presente tese constitui-se em um estudo sobre as políticas públicas que podem transformar-se em alternativa à lógica fragmentada na forma de pesar e projetar a vida nas cidades. O objetivo central foi realizar um paralelo ... -
Classes populares na universidade pública brasileira e suas contradições : a experiência do alto uruguai gaúcho
Pereira, Thiago Ingrassia (2014) [Thesis]O tema central desta pesquisa é a democratização do acesso ao ensino superior. Pensar a universidade pública brasileira e seu acesso às classes populares é uma tarefa que me implica como pesquisador e sujeito político. ... -
O compromisso da universidade com o quefazer público ao encontro da educação social e do bem viver : por uma Pedagogia da Comunicação Universitária !
Paixão, Dilmar Xavier da (2018) [Thesis]Este estudo analisa, discute e avalia o compromisso institucional da Universidade com o quefazer público e ao encontro da educação social e do bem viver, considerando situações desiguais das vulnerabilidades humanas e – ... -
Da intenção à ação : avanços e retrocessos na educação de jovens e adultos na rede estadual do RS no período de 1999 à 2008
Kaefer, Maria Teresinha Verle (2009) [Dissertation]A presente dissertação traz as aproximações com a temática da EJA, articulada ao percurso trilhado pela pesquisadora. Apresenta um diálogo com as referências no campo da EJA, pontuando a trajetória dessa modalidade de ... -
Desafios e possibilidades na formação interdisciplinar no contexto do curso de gradução em Pedagogia na FACCAT
Lemes, Raquel Karpinski (2017) [Dissertation]O presente estudo objetiva trazer uma discussão sobre os desafios da interdisciplinaridade na formação de professores em nível superior. Para isso, busca aprofundar os aportes teóricos, apresentando caminhos para a construção ... -
Dez anos de cotas na UFRGS : um estudo das ações afirmativas na perspectiva do acesso, permanência e empoderamento dos alunos negros diplomados
Souza, Eliane Almeida de (2017) [Thesis]Essa tese de doutorado tem como principal objetivo avaliar os dez anos da política de ações afirmativas na UFRGS, em especial as cotas raciais, aprovada pela Decisão do Consun em 2008 atendendo a demanda do movimento negro ... -
O diálogo entre saberes tradicionais e saberes escolares : um estudos sobre os desafios para a valorização da cultura do povo Kanhgág de Nonoai/RS
Silva, Júlio Pedroso da (2021) [Dissertation]Esta pesquisa “O diálogo entre os saberes indígenas e saberes escolares: um estudo sobre os desafios para a valorização da cultura do povo kanhgág de Nonoai/RS vem em busca de um diálogo de educação escolar indígena kanhgág ... -
Educação escolar indígena na terra indígena Apiaká-kayabi em Juara – MT : resistências e desafios
Ferreira, Waldinéia Antunes de Alcântara (2013) [Thesis]A Educação Escolar Indígena na atualidade das Comunidades Mayrob, Apiaká e Kayabi tem vivenciado uma constante ressignificação no intuito de se tornar diferenciada, específica e bilíngue. A mesma vem se constituindo num ... -
Educação técnico-científica emancipatória nos IFETs : um olhar através de Habermas e Freire
Zatti, Vicente (2012) [Thesis]Atualmente o crescimento econômico brasileiro demanda, de forma crescente, mão de obra com qualificação técnica e tecnológica e, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) são criados nesse contexto ... -
Educadoras eleitas para mandatos públicos em Caxias do Sul : trajetórias de reconhecimento
Dalla Vecchia, Marisa Virginia Formolo (2021) [Thesis]Esta tese é um exercício de produção de conhecimento, no processo de movimento dialético e na interpretação dos acontecimentos e das disposições encontradas na trajetória das mulheres eleitas, a fim de explicitar por que ... -
Educar para ressocializar : paradoxos de uma proposta educativa um estudo de caso no CASEF/ POA/ RS
Fajardo, Dirceia Cristiane Almeida (2014) [Dissertation]Esta dissertação, cujo título é - Educar para Ressocializar: Paradoxos de uma Proposta Educativa no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (CASEF) do Estado do Rio Grande do Sul, tem como proposta colaborar na ... -
Expansão e democratização da educação superior brasileira : a oferta de Licenciaturas nos Institutos Federais no estado do Rio Grande do Sul
Lorenzet, Deloíze (2016) [Thesis]A Educação Superior, a Educação Profissional e a Formação de Educadores têm se tornado objeto de vários estudos, principalmente pelas mudanças na ordem das legislações e das configurações demandadas pela sociedade, pela ... -
Formação continuada de professores : desafios e possibilidades na interface entre universidade e educação básica
Rosa, Nilson Carlos da (2023) [Thesis]Esta tese de doutorado tem por finalidade estudar sobre a Formação Continuada de Professores e os desafios e as possibilidades na interface entre Universidade e Educação Básica. O objetivo foi analisar e compreender os ... -
Formação de professores na UNEMAT : um estudo do curso de pedagogia para educadores do campo
Müller, José Luiz (2019) [Thesis]A presente tese analisa o curso de Pedagogia para educadores do campo, uma proposta desenvolvida pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no campus Sinop, através do programa Parceladas, um de seus programas ... -
A formação dos (as ) educadores (as)populares a partir da práxis : um estudo de caso da AEPPA
Paulo, Fernanda dos Santos (2013) [Dissertation]A presente dissertação analisa o trabalho desenvolvido pelos educadores populares de Porto Alegre, inseridos nas associações comunitárias de bairro, as quais estão conveniadas com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, ... -
Formação inicial em pedagogia : um outro olhar para as infâncias
Lima, Samantha Dias de (2015) [Thesis]A presente tese teve por objetivo promover um estudo acerca da constituição inicial em Pedagogia, tendo como foco a formação dos pedagogos que iriam atuar na etapa da Educação Infantil. A temática da formação inicial de ...