Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMassa, Clovis Diaspt_BR
dc.contributor.authorRocha, Fernanda Maríliapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-20T01:37:44Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/56659pt_BR
dc.description.abstractO tema do trabalho diz respeito ao processo de formação de espectadores. A partir das noções de experiência e hábito contempladas nas teorias de Jorge Larrosa e Virgínia Kastrup, respectivamente, partese do princípio de que o prazer estético advém do próprio experimentar, assim o hábito de ser espectador passa a ser construído, portanto, habitável. Os sujeitos da pesquisa são 20 alunos de 6° série do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Porto Alegre, que tiveram acesso a peças teatrais ao longo de uma experiência continuada. O objetivo é discernir princípios fundamentais para a construção do gosto estético na prática do “tornar-se” espectador. Busca-se verificar quais resultados essa experiência traz para os estudantes e como pode contribuir para a transformação dos seus horizontes estéticos.pt_BR
dc.description.abstractThe work’s theme relates to spectator’s formation. It starts at the notions of experience and habit, contemplated in Jorge Larrosa and Virginia Kastrup theories, respectively, beginning in the principle the aesthetic pleasure comes from their own experience, so the habit of being a spectator will be built, thus habitable. The research’s subjects were 20 students of 6th grade of elementary school of the State Network of Porto Alegre, who had access to plays along a continuous experience. The aim is to discern the fundamental principles for the construction of aesthetic taste in the practice of "becoming" spectator. Research results verify this experience brings to students and how it can contribute to the transformation of their aesthetic horizons.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheatreen
dc.subjectTeatro : Espectadorpt_BR
dc.subjectTeatro : Educaçãopt_BR
dc.subjectTheatre receptionen
dc.subjectEducationen
dc.subjectRecepção teatralpt_BR
dc.titleO hábito habitável : a experiência de ser espectador com alunos de uma escola pública de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000861836pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples