Navegação Psicologia por Autor "Salles, Jerusa Fumagalli de"
Resultados 21-29 de 29
-
Metamemória em adultos e em pacientes pós-acidente vascular cerebral
Zortéa, Maxciel (2014) [Tese]Este trabalho investigou processos metamnemônicos de monitoramento e controle, bem como conhecimento e desempenho de memória em diversas condições. O Capítulo I apresenta um paradigma experimental de aprendizado associativo ... -
Normas clínicas do instrumento TRIACOG para rastreio cognitivo após acidadente vascular cerebral
Schmidt, Luis Filipe Silveira (2020) [Dissertação]Déficits cognitivos ocorrem na maioria dos pacientes pós-AVC. Além disso, o prejuízo cognitivo causado por esse evento é um importante preditor de declínio cognitivo e demência vascular a longo prazo. No entanto, instrumentos ... -
Processamento léxico-semântico : relações com reconhecimento visual de palavras e compreensão de leitura textual
Nobre, Alexandre de Pontes (2013) [Dissertação]Esta dissertação teve como objetivo investigar as relações entre reconhecimento de palavras e compreensão de leitura textual e o processamento léxico. A dissertação é constituída de dois estudos. No primeiro estudo, são ... -
Processo de construção e características psicométricas de um instrumento para avaliação da compreensão oral de texto narrativo em crianças da educação infantil
Alves, Ricardo Rilton Nogueira (2022) [Dissertação]A presente dissertação foi desenvolvida em dois estudos. O primeiro estudo tem como objetivo apresentar as etapas do processo de construção de um instrumento para avaliar a compreensão oral de história em crianças ... -
Processo de construção e investigação de propriedades psicométricas do instrumento de avaliação das habilidades precursoras da alfabetização (pré-alfa) em pré-escolares
Pereira, Júlia Scalco (2021) [Tese]A etapa pré-escolar é um período de intenso desenvolvimento cognitivo-linguístico, que possibilita o acompanhamento da aprendizagem da criança. Atualmente, evidencia-se, no contexto brasileiro, a escassez de instrumentos ... -
Relações entre variáveis psicossociais e cognitivas e o desempenho em leitura em crianças de uma coorte populacional
Piccolo, Luciane da Rosa (2010) [Dissertação]A leitura é um processo complexo, consequência de interações entre fatores ambientais, biológicos e cognitivos. Este estudo visou a investigar a relação entre fatores psicossociais (socioeconômicos e familiares) e cognitivos ... -
Sintomas de TDAH, desempenho neurocognitivo e nível socioeconômico em crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamental
Koltermann, Gabriella (2018) [Dissertação]A presente dissertação, em seu primeiro estudo, buscou comparar variáveis neuropsicológicas, cognitiva geral e nível socioeconômico (NSE) entre três grupos de crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamental. O grupo com ... -
Transtornos de ansiedade, ansiedade de leitura e funções neuropsicológicas : conceitos, modelos teóricos e avaliação
Beria, Francielle Machado (2021) [Dissertação]A presente dissertação é composta por 3 estudos. O primeiro estudo buscou apresentar evidências acerca das contribuições da neuropsicologia para os transtornos de ansiedade, especificamente da avaliação neuropsicológica e ... -
Triagem cognitiva nas doenças cerebrovasculares : processo de construção e propriedades psicométricas do instrumento TRIACOG
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho (2017) [Tese]Esta tese de doutorado aborda aspectos teóricos e empíricos da avaliação neuropsicológica nas doenças cerebrovasculares, ao propor a construção de um instrumento do tipo triagem cognitiva. A tese foi dividida em quatro ...