Navegação Psicologia por Autor "Sperb, Tania Mara"
Resultados 1-20 de 23
-
Adolescer no contexto da surdez : questões sobre a sexualidade
Bisol, Cláudia Alquati (2008) [Tese]Esta tese foi desenvolvida com os objetivos de compreender as especificidades que podem existir para o adolescer no contexto da surdez e analisar os sentidos construídos por adolescentes surdos e ouvintes para a dimensão ... -
Anomalias da diferenciação sexual : as narrativas dos pais sobre a constituição da identidade de gênero
Hamesath, Tatiana Prade (2010) [Dissertação]O distúrbio da diferenciação sexual que resulta em ambiguidade genital na criança, denominado atualmente de Anomalias da Diferenciação Sexual (ADS), tem se constituído como um problema e um desafio aos profissionais que ... -
O brinquedo simbólico como uma narrativa
Vieira, André Guirland (1997) [Dissertação]A fim de examinar se o brinquedo simbólico organiza-se numa forma narrativa capaz de desvelar a subjetividade da criança, no presente trabalho é estudado o brincar produzido por três crianças, respectivamente a partir de ... -
Compreensão leitora : fatores neuropsicológicos e ambientais no desenvolvimento da habilidade e nas dificuldades específicas em compreensão
Corso, Helena Vellinho (2012) [Tese]Esta pesquisa propôs-se a examinar a compreensão leitora de crianças, estabelecendo os seguintes objetivos: 1) discutir os modelos teóricos e experimentais da compreensão leitora; 2) elaborar um instrumento de avaliação ... -
Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil
Marques, Fernanda Martins (2011) [Dissertação]Ainda que as crianças façam parte da escola e esta se destine principalmente a elas, suas opiniões acerca dessa instituição raramente são escutadas. Com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o ... -
A construção do sujeito narrador : linguagem, organização do pensamento discursivo e a imaginação
Smith, Vivian Hamann (2006) [Tese]Com base na teoria de Wallon, este trabalho tem o objetivo de compreender, a partir de narrativas produzidas por crianças entre cinco e seis anos no contexto da educação infantil várias dimensões e processos afetivos e ... -
O contexto experimental e o desenvolvimento da teoria da mente
Jou, Graciela Inchausti de (1996) [Dissertação]Para investigar a aquisição e desenvolvimento da teoria da mente de 58 crianças pré-escolares de Porto Alegre, foram aplicadas três tarefas: crença falsa, aparência-realidade e crença, todas em duas modalidades. As crianças, ... -
Conversações sobre experiências envolvendo emoções no contexto familiar e o desenvolvimento de pré-adolescentes
Macedo, Lídia Suzana Rocha de (2012) [Tese]De acordo com uma perspectiva sociocultural, é no contexto das conversações em que os pais relembram com a criança as suas experiências que esta aprende um modo de avaliar e de lidar com as experiências que envolvem emoções, ... -
Conversar sobre o passado na interação mãe-criança
Macedo, Lídia Suzana Rocha de (2006) [Dissertação]Tendo como enquadre teórico o sociointeracionismo de Vygotsky, o presente estudo investigou as interações narrativas mãe-criança para obter informações sobre como a criança aprende a narrar. Participaram do estudo seis ... -
O desenvolvimento da auto-regulação em crianças de dois anos em um contexto estruturado
Lorenzatto, Luciano (2002) [Dissertação]Dentro de um enfoque vygotskyano, o presente estudo investigou a passagem da heterorregulação para a auto-regulação nas interações de mães/pais-criança. Mais especificamente, procurou identificar os primórdios do aparecimento ... -
Desenvolvimento da convencionalidade e especificidade na aquisição de verbos : relações com complexidade sintática e categorização
Tonietto, Lauren (2009) [Tese]Esta tese investigou o desenvolvimento da convencionalidade e especificidade na aquisição de verbos. No Estudo 1, uma amostra de verbos do Português Brasileiro (PB) foi julgada por 605 universitários, em escala likert de ... -
Desenvolvimento de uma intervenção para o manejo da raiva em crianças e validação da Emotion Regulation Checklist
Reis, Aline Henriques (2014) [Tese]A raiva decorre de frustração e injustiça cuja expressão desadaptativa pode culminar em agressão e danos. Esta tese teve dois estudos. O estudo I objetivou adaptar e validar o instrumento “Emotion Regulation Checklist” ... -
As habilidades cognitivas na compreensão da leitura : um processo de intervenção no contexto escolar
Jou, Graciela Inchausti de (2001) [Tese]O presente estudo insere-se na área da pesquisa cognitiva e da psicologia instrucional, desenvolvendo-se no contexto da aprendizagem formal. Tem como referencial teórico o enfoque de processamento de informação, com o qual ... -
Imagem, símbolo e narrativa na psicologia analítica de C.G. Jung
Vieira, André Guirland (2003) [Tese]O presente trabalho estuda a narrativa e a imagem como elementos da linguagem do brincar simbólico. Para isto, três crianças foram acompanhadas em um processo de psicoterapia por um período aproximado de um ano. O brincar ... -
A importância da interação mãe-criança no desenvolvimento do discurso narrativo e da teoria da mente
Araujo, Greicy Boness de (2012) [Tese]A teoria da mente é definida como a capacidade de atribuir estados mentais ao outro, como desejos, crenças e intenções e, assim, prever o comportamento. A literatura destaca a potencialidade das narrativas e histórias para ... -
A interação mãe-criança em famílias adotivas : um estudo comparativo
Chaves, Verônica Petersen (2002) [Dissertação]O presente estudo investigou aspectos da interação mãe-bebê em díades adotivas e não-adotivas. Participaram do estudo dezoito díades mãe-criança, sendo nove com crianças adotadas através do Juizado da Infância e da Juventude ... -
Limites na educação infantil : as representações sociais de pais e professores
Araujo, Greicy Boness de (2007) [Dissertação]A educação de crianças tem gerado inquietações na atualidade e observa-se que pais e professores demonstram dificuldades para delimitar seus papéis e ações no que se refere à colocação de limites. Tendo como referencial ... -
A metarrepresentação na brincadeira de faz-de-conta : uma investigação da teoria da mente
Carraro, Luciane (2003) [Dissertação]A Teoria da Mente é uma área de estudo que investiga a compreensão da mente pelas crianças pequenas. Uma das questões centrais nesta investigação refere-se a quando a criança começa a entender a mente em sua dimensão ... -
As narrativas de adolescentes sobre gênero em um ambiente virtual
Bordini, Gabriela Sagebin (2010) [Dissertação]A adolescência é um período de redefinição das identidades, incluindo a dimensão de gênero. Nesta pesquisa, procurou-se conhecer as concepções de adolescentes sobre o que é ser homem e ser mulher, a partir de suas próprias ... -
As negociações da articulação entre gênero e sexualidade na interação de jovens universitários
Bordini, Gabriela Sagebin (2014) [Tese]Significados relativos a gênero e sexualidade são construções socioculturais em permanente elaboração. Esta pesquisa investigou a negociação dos significados associados às sexualidades de homens e mulheres, atualmente. ...