Navegação Comunicação e Informação por Autor "Jacks, Nilda Aparecida"
Resultados 21-32 de 32
-
“Não podemos deixar passar” : práticas de contestação da publicidade no início do século XXI
Wottrich, Laura (2017) [Tese]A tese se situa no cenário de transformações das relações entre a publicidade e a sociedade, impulsionadas por questões sociais, tecnológicas e culturais. O trabalho é interessado na relação que as pessoas estabelecem com ... -
O negro representado na revista Raça Brasil : a estratégia de identidade da mídia étnica
Santos, João Batista Nascimento dos (2004) [Dissertação]A Raça Brasil, revista dirigida ao leitor afro-descendente, objetiva-se a proporcionar auto-estima e visibilidade ao negro, a partir de uma representação baseada em valores considerados positivos. Lançada em setembro de ... -
O País dos cineastas : cinema e identidade chilena da década de 1990-2000
Villarroel Marquez, Luz Mónica (2003) [Dissertação]Este estudo aborda a relação cinema e identidade cultural através da análise do cinema chileno da década de 1990-2000, estabelecendo como foco de pesquisa os cineastas como mediadores culturais, que transitam pelos diferentes ... -
O pampa virou cidade : um estudo sobre a identidade cultural nas produções de teledramaturgia da RBS TV
Hinerasky, Daniela Aline (2004) [Dissertação]Esta pesquisa se insere na discussão sobre as relações entre televisão, teledramaturgia e identidade cultural, com base na perspectiva dos Estudos Culturais e enfoque no processo da representação, tanto a partir do produto ... -
A performance drag queen gaúcha: uma análise do consumo midiático de drags de Porto Alegre
Lopes, Mirella de Almeida Nogueira (2023) [Dissertação]A cena drag queen origina-se muito antes do que conhecemos hoje como um símbolo pop em filmes, na música ou em reality shows. Presentes na sociedade desde os palcos da Grécia Antiga até as representações sacras italianas, ... -
A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda
Goellner, Rene Vilodre (2007) [Tese]A investigação examina como se articulam as relações entre o campo publicitário, as práticas de consumo e a escolha dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, por parte dos jovens de duas instituições de ensino ... -
Relações de solidariedade : programa Comando Maior e audiência popular
Moraginski, Adriana Rigo (2010) [Dissertação]O cotidiano e as práticas culturais compõem o cenário da análise no presente estudo de recepção, diante de um fenômeno comunicacional do rádio de audiência popular, o programa Comando Maior da Rádio Farroupilha AM, sediada ... -
Os sentidos da diversidade no Brasil polarizado: impasses e afinidades entre minorias progressistas e conservadoras
Libardi, Guilherme Barbacovi (2021) [Tese]O objetivo desta tese é compreender de que maneira o tema da diversidade repercute na produção de identidades através do processo de consumo midiático entre minorias sociais progressistas e conservadoras. Tomando a diversidade ... -
Tecnicidade como mediação empírica : a reconfiguração da recepção de telenovela a partir do Twitter
Pieniz, Mônica Bertholdo (2013) [Tese]Esta pesquisa tem por objetivo compreender parte do processo de trânsito das audiências, onde receptores tornam-se emissores ao compartilharem suas percepções sobre telenovela no Twitter. Busca-se descobrir quais são as ... -
A televisão não é útil: seu uso social sob a perspectiva de uma sociedade de desempenho
Morais, Olga Marmori de (2022) [Dissertação]O objetivo dessa dissertação é compreender o uso do tempo livre por estudantes de pós-graduação no contexto produtivista relativo às práticas de desempenho, através da análise do uso social a que é alocado o consumo de ... -
Trajetória dos receptores : história de vida e resgate das mediações
Guerin, Yhevelin Serrano (2000) [Dissertação]O presente trabalho mostra a pertinência da utilização da técnica de História de Vida na pesquisa de comunicação, em especial nos Estudos de Recepção, partindo da idéia que as mediações, sugeridas pela Teoria das Mediações, ... -
Vivendo um projeto em família : consumo midiático, beleza feminina e o sonho juvenil de ser modelo profissional
Schmitz, Daniela Maria (2013) [Tese]Esta pesquisa busca compreender como o consumo midiático de padrões de beleza feminina, mais especificamente das modelos profissionais, pode estar implicado no desejo juvenil de seguir essa carreira. Filiando-se à abordagem ...